Logo Folha de Pernambuco

amazônia

Greenpeace envia a embaixadores rota alternativa para viagem à Amazônia com Mourão

No Amazonas, o roteiro passa pelos municípios de Lábrea, Apuí, Novo Aripuanã e pela divisa com Rondônia, em Porto Velho

AmazôniaAmazônia - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

 O Greenpeace enviou na terça-feira (3) emails a diplomatas que participam de viagem à Amazônia liderada pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, propondo um roteiro alternativo. A visita oficial foi iniciada nesta quarta-feira (4) e é considerada uma das estratégias para combater a imagem negativa do país no exterior em temas ambientais.

Na rota do Greenpeace foram incluídas áreas vulneráveis no bioma e que têm registrado focos de desmatamento e incêndio nos estados do Pará e Amazonas. "Uma viagem diplomática pela Amazônia brasileira que não inclua na rota os desafios e graves danos ambientais que a região enfrenta é uma viagem incompleta e uma oportunidade perdida", afirma a ONG.

Foram convidados diplomatas de diversos países, entre eles os embaixadores de Alemanha, Suécia, África do Sul, Canadá, Colômbia, Peru e União Europeia. Também foram chamados diplomatas do Reino Unido, França e Portugal, além da secretária-geral da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), María Alexandra Moreira López.

A programação inclui uma visita ao Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) em Manaus, reunião com o governador Wilson Lima (PSC), visita a um laboratório de investigação de crimes ambientais e um passeio para ver o encontro das águas entre os rios Negro e Solimões.

No Pará, a rota alternativa proposta pelo Greenpeace inclui áreas protegidas como o Parque Nacional e Floresta Nacional de Jamanxim, a Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, a Estação Ecológica da Terra do Meio e a Terra Indígena Cachoeira Seca, ameaçadas pelo desmatamento e por atividades ilegais como o garimpo.

"Enquanto o governo federal brasileiro não assume a responsabilidade e nem apresenta medidas concretas para enfrentar essa grave crise ambiental, as taxas de desmatamento e fogo continuam subindo a níveis alarmantes", diz o Greenpeace.

Já no Amazonas, estado brasileiro que abriga a maior área da floresta conservada, o roteiro passa pelos municípios de Lábrea, Apuí, Novo Aripuanã e pela divisa com Rondônia, em Porto Velho. O documento alerta os diplomatas que até mesmo porções conservadas estão em risco por causa da reconstrução da rodovia BR-319.

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta quarta (4) que a viagem mostrará tanto partes afetadas pela ação humana quanto partes preservadas para que os embaixadores tirem suas próprias conclusões.

Mourão considera que a reativação do Fundo Amazônia, mantido com doações da Alemanha e Noruega, depende principalmente da apresentação de resultados concretos dos esforços de combate a ilícitos ambientais na região.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter