Logo Folha de Pernambuco

TRANSPORTE

Greve do Metrô do Recife pode ser deflagrada em assembleia nesta terça-feira (27)

De acordo com metroviários, privatização e fechamentos aos domingos são os fatores principais de insatisfação da categoria e motivação da greve

Linha Centro do Metrô do Recife Linha Centro do Metrô do Recife  - Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

Os representantes do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) realizam, nesta terça-feira (27), uma assembleia para deliberar sobre a possibilidade da deflagração de uma greve geral dos metroviários do Recife.

A reunião está marcada para começar às 18h na Estação Recife, localizada no bairro de São José, centro do Recife. 

A decisão poderá afetar todo o funcionamento do sistema metroviário da Região Metropolitana e os mais de 200 mil usuários do modal. 

Estado de Greve

Em Estado de Greve desde junho, os metroviários reivindicam a retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND).

De acordo com Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE, a permanência no projeto de privatização do metrô, proposta pelo Governo Federal, é vista pela classe como uma ameaça à qualidade do serviço.

"Cada falha que paralisa o metrô é um alerta para a necessidade urgente de recursos e de um plano de revitalização que não será possível enquanto o metrô estiver na lista de privatizações do governo", afirmou o presidente.

Além disso, a categoria também se posiciona contra o fechamento do metrô aos domingos

"O fechamento do metrô aos domingos é um retrocesso que afeta diretamente milhares de usuários, muitos dos quais dependem desse transporte para trabalhar ou realizar atividades essenciais", destacou Soares.

Para ele, a "decisão foi tomada sem qualquer consideração pelas necessidades da população e dos funcionários", que ficarão sem atividades nos domingos, quando normalmente trabalhariam.

Outro ponto crítico da pauta de reivindicações é a exigência de avanços nas negociações com o Governo Federal e a CBTU sobre o Acordo Coletivo Especial (ACE). 

Até o momento, os trabalhadores não receberam uma proposta satisfatória, o que aumenta a possibilidade de uma paralisação.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter