MUNDO ANIMAL

Gripe aviária em boto: Suécia registra primeiro caso no mundo

Animal morreu após encalhar em praia em junho e vírus H5N1 foi identificado em vários órgãos

BotoBoto - Foto: Reprodução / Wikipedia

O Instituto Veterinário da Suécia identificou o primeiro caso no mundo de gripe aviária em um boto. O animal foi submetido a exames após morrer em um praia em junho e o o vírus H5N1 foi identificado em vários órgãos do mamífero.

"Até onde sabemos, este é o primeiro caso confirmado de gripe aviária em um boto no mundo. É provável que o animal tenha de alguma forma entrado em contato com aves infectadas", disse em comunicado a veterinária-chefe Elina Thorsson.

O jovem macho encalhou na costa oeste do país. Apesar das tentativas das autoridades de levá-lo para águas mais profundas, o cetáceo estava exausto e morreu no mesmo dia.

"Ao contrário das focas, nas quais doenças ligadas a vírus aviários foram detectadas em várias ocasiões, há apenas alguns casos de vírus influenza em cetáceos", disse Thorsson, explicando que a gripe aviária já foi detectada em outros mamíferos, como raposas, lontras, linces e doninhas.

A Europa e a América do Norte estão enfrentando uma vasta epidemia de gripe aviária em aves selvagens. O vírus também já foi detectado recentemente no gado dessas regiões.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter