Gripe aviária: EUA registram primeiro caso da doença em criança no país
Paciente mora na Califórnia e se recupera após apresentar apenas sintomas leves da infecção
Uma criança na Califórnia se tornou o primeiro caso de gripe aviária confirmado nos Estados Unidos em menores de idade. De acordo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), o paciente apresentou sintomas leves, foi tratado com antiviral e já está se recuperando.
Autoridades estaduais disseram que a criança frequenta creche e mora no condado de Alameda, que inclui Oakland e comunidades vizinhas, mas não divulgaram outros detalhes.
Ainda não se sabe como a criança foi infectada e, até o momento, não há evidências de propagação da gripe aviária H5N1 desta criança para outras pessoas. A principal hipótese das autoridades estaduais é uma "possível exposição a aves selvagens".
Leia também
• Califórnia relata possível caso de gripe aviária em criança
• Gripe aviária: caso de garoto no Canadá pode indicar mutação que torna vírus mais transmissível
• EUA relata primeiro caso de gripe aviária sem contato direto com animais
A infecção eleva para 55 o número relatado de casos de gripe aviária nos EUA este ano, incluindo 29 na Califórnia, disse o CDC. A maioria eram trabalhadores rurais que testaram positivo com sintomas leves.
Apesar do número de casos, até o momento, não há evidências de propagação do vírus entre humanos. Recentemente, um adolescente no Canadá também foi hospitalizado com gripe aviária.
O vírus H5N1 tem se espalhado amplamente nos EUA entre aves selvagens, aves domésticas e outros animais nos últimos anos. Em março, a doença começou a se espalhar no gado leiteiro do país e a Califórnia se tornou o centro desse surto, com 402 rebanhos infectados desde agosto.