Grupos armados étnicos de Mianmar reivindicam cidade importante no norte
Laukkai é a última cidade a cair sob controle da Aliança junto com centros fronteiriços problemáticos
Uma aliança étnica armada em Mianmar afirmou na sexta-feira ter tomada uma cidade do norte famosa por golpes online, em mais um golpe para uma junta militar governante.
Os militares enfrentam a sua maior ameaça desde que tomaram o poder por meio de um golpe de Estado em 2021, depois de três grupos étnicos armados – conhecidos como Aliança da Irmandade – lançaram uma ampla exposição no norte do estado de Shan, em outubro.
Durante meses, as pessoas fugiram da cidade de Laukkai, localizada em um distrito fronteiriço com a China e dirigida por uma milícia conhecida pelo jogo, pela prostituição e pelas fraudes online.
Leia também
• Confrontos em Mianmar deixam 26 mil desabrigados nesta sexta-feira (17)
• Mais de 70 civis mortos e 200.000 deslocados por combates em Mianmar
• Ataque militar contra acampamento para deslocados em Mianmar deixa 29 mortos
A Aliança da Irmandade, composta pelo Exército de Libertação Nacional de Ta'ang (TNLA), o Exército da Aliança Democrática Nacional de Mianmar (MNDAA) e o Exército Arakan (AA), informaram que a cidade está agora sob seu controle.
"Todos os membros do comando operacional militar do Exército de Mianmar em Laukkai foram desarmados e Laukkai tornou-se uma zona livre" de tropas do exército, disse a Aliança em comunicado.
A declaração acrescenta que as compras de soldados da junta, incluindo alguns oficiais, foram capturados e desarmados.
A junta não comentou.
Laukkai é a última cidade a cair sob controle da Aliança junto com centros fronteiriços problemáticos, o que prejudica o comércio com a China.