Grupos armados organizam exercício militar conjunto em Gaza
Segundo um porta-voz das brigadas Al-Quds, a ação "têm como objetivo reforçar as capacidades dos combatentes a qualquer momento e circunstância"
Grupos armados palestinos realizaram nesta terça-feira (29) pela primeira vez exercícios militares conjuntos na Faixa de Gaza, incluindo lançamentos de foguetes ao mar, para recordar o aniversário da guerra de 2008 com Israel.
A operação, que durou várias horas e reuniu uma dezena de grupos armados, "têm como objetivo reforçar as capacidades dos combatentes a qualquer momento e circunstância", afirmou na cidade de Gaza um porta-voz das brigadas Al-Quds, o braço armado da Jihad Islâmica.
Este exercício, apresentado como o primeiro do tipo, destaca "a unidade de todas as facções da resistência ao inimigo israelense", afirmou o porta-voz, que estava com o rosto coberto.
Israel "tem que entender que a simples ideia de uma expedição contra nosso povo enfrentará toda a força e unidade possíveis", completou.
Foguetes foram lançados em direção ao Mar Mediterrâneo, segundo imagens divulgadas pela Al-Aqsa TV, canal de televisão do Hamas, movimento islâmico armado que governa Gaza desde 2007 e cujo braço armado, as brigadas al-Qassam, participou no exercício.
Israel iniciou em 27 de dezembro de 2008 uma vasta ofensiva aérea, e depois terrestre, para acabar com os lançamentos de foguetes a partir deste território. A operação terminou com 1.440 palestinos e 13 israelenses mortos.
Desde então, Hamas e Israel travaram mais duas guerras (2012, 2014).