Logo Folha de Pernambuco

OPERAÇÃO

Grupos armados organizam exercício militar conjunto em Gaza

Segundo um porta-voz das brigadas Al-Quds, a ação "têm como objetivo reforçar as capacidades dos combatentes a qualquer momento e circunstância"

Foguetes foram lançados em direção ao Mar MediterrâneoFoguetes foram lançados em direção ao Mar Mediterrâneo - Foto: Mahmud Hams/AFP

Grupos armados palestinos realizaram nesta terça-feira (29) pela primeira vez exercícios militares conjuntos na Faixa de Gaza, incluindo lançamentos de foguetes ao mar, para recordar o aniversário da guerra de 2008 com Israel.

A operação, que durou várias horas e reuniu uma dezena de grupos armados, "têm como objetivo reforçar as capacidades dos combatentes a qualquer momento e circunstância", afirmou na cidade de Gaza um porta-voz das brigadas Al-Quds, o braço armado da Jihad Islâmica.

Este exercício, apresentado como o primeiro do tipo, destaca "a unidade de todas as facções da resistência ao inimigo israelense", afirmou o porta-voz, que estava com o rosto coberto.

Israel "tem que entender que a simples ideia de uma expedição contra nosso povo enfrentará toda a força e unidade possíveis", completou.

Foguetes foram lançados em direção ao Mar Mediterrâneo, segundo imagens divulgadas pela Al-Aqsa TV, canal de televisão do Hamas, movimento islâmico armado que governa Gaza desde 2007 e cujo braço armado, as brigadas al-Qassam, participou no exercício.

Israel iniciou em 27 de dezembro de 2008 uma vasta ofensiva aérea, e depois terrestre, para acabar com os lançamentos de foguetes a partir deste território. A operação terminou com 1.440 palestinos e 13 israelenses mortos. 

Desde então, Hamas e Israel travaram mais duas guerras (2012, 2014).

Veja também

Milei torna pública ruptura com vice-presidente e diz que ela não participa do governo
ARGENTINA

Milei torna pública ruptura com vice-presidente e diz que ela não participa do governo

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança
Beirute

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança

Newsletter