Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Guatemala apreende 1,3 tonelada de cocaína em contêiner vindo do Equador

Esta é a segunda grande apreensão de drogas nos últimos quatro dias no país

Drogas apreendidas na Guatemala: cartéis internacionais usam a América Central como ponte para o tráfico para México e Estados Unidos Drogas apreendidas na Guatemala: cartéis internacionais usam a América Central como ponte para o tráfico para México e Estados Unidos  - Foto: Reprodução de vídeo

Autoridades guatemaltecas apreenderam, nesse domingo, 1,3 tonelada de cocaína transportada num contêiner. A carga chegou a um porto da costa pacífica do país vindo do Equador, informaram o Ministério Público e a polícia.

A droga foi localizada durante uma fiscalização em Puerto Quetzal, no departamento meridional de Escuintla, informou a promotoria, na rede social X.

Autoridades e polícia procederam à fiscalização do contêiner, carregado com tanques de plástico, “por suspeita de que pudesse transportar algum tipo de (artigo) ilícito”, acrescentou a instituição.

O carregamento apreendido, “do Equador”, equivale a “1.300 quilos de cocaína”, disse a polícia.

Esta é a segunda grande apreensão de drogas nos últimos quatro dias, depois de, na quarta-feira, a polícia ter localizado 826kg de cocaína escondidos em um caminhão, no nordeste do país.

 

Os cartéis internacionais usam a América Central como ponte para o tráfico de drogas para o México e Estados Unidos. Do total contrabandeado, 90% da cocaína que vai para esses países passa por aquela região, segundo Washington.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter