Guatemala apreende 800 quilos de cocaína em águas do Pacífico
A operação foi realizada pela Marinha de Defesa Nacional e pela Autoridade Marítima em águas internacionais na costa do Pacífico guatemalteco
Autoridades guatemaltecas apreenderam, nesta quarta-feira (8), cerca de 800 quilos de cocaína em um embarque interceptado no oceano Pacífico e prenderam três pessoas a bordo, informou uma porta-voz militar.
“A embarcação transportava 40 pacotes conhecidos como tulas (sacos), contendo 799 pacotes (um quilo) de droga cocaína”, disse a porta-voz militar Ann Marie Argueta em um comunicado divulgado à imprensa por vídeo.
Argueta explicou que “três estrangeiros” foram presos na operação, embora não tenha especificado a sua nacionalidade ou a origem das drogas.
Leia também
• MPF oficia Meta para saber se mudanças na política de checagem de fatos se aplicam ao Brasil
• "Coletivos", o "braço armado" civil da Revolução que toma posse com Maduro
• Presidente do México diz que não há provas de produção de fentanil no país
A operação foi realizada pela Marinha de Defesa Nacional e pela Autoridade Marítima em águas internacionais na costa do Pacífico guatemalteco, disse ele.
Essa apreensão de drogas é a primeira deste ano. Em 2024, as autoridades apreenderam 18,2 toneladas de cocaína, de acordo com números oficiais.
Os cartéis internacionais usam a América Central como ponte para o tráfico de cocaína para os Estados Unidos, o maior consumidor mundial da droga.