Guatemala extradita para os EUA seis supostos narcotraficantes
Cinco dos supostos traficantes de drogas foram presos em 2023
A Guatemala extraditou, nesta quinta-feira (16), para os Estados Unidos seis supostos criminosos guatemaltecos acusados de serem membros de gangues que traficavam cocaína para o país da América do Norte, informou o ministério do Interior.
Os "seis extraditáveis requeridos pelo governo dos Estados Unidos por tráfico de drogas" foram entregues na base da Força Aérea da Guatemala, na capital, a agentes da agência de controle de drogas dos Estados Unidos (DEA), explicou a pasta.
Cinco dos supostos traficantes de drogas foram presos em 2023, enquanto o sexto foi detido em janeiro passado na cidade de Coatepeque, perto da fronteira com o México, acrescentou.
Leia também
• Procuradora-geral da Guatemala descarta renunciar e ataca presidente
• Blinken e Arévalo inauguram conferência continental sobre migração na Guatemala
• Presidente da Guatemala leva ao Congresso projeto para depor procuradora-geral
Todos eles eram procurados por diferentes tribunais dos Estados Unidos pelos crimes de conspiração para fabricar e distribuir cocaína, com a intenção de transportá-la ilegalmente para o território americano.
Os cartéis internacionais, com a ajuda de traficantes locais, transportam drogas e lavam dinheiro na Guatemala e em outros países da América Central, o que causa um impacto direto nos elevados números de violência criminosa na região.
Segundo o governo americano, 90% da cocaína que chega aos Estados Unidos passa pelo México e pela América Central em veículos terrestres, aviões, barcos e submarinos.