Logo Folha de Pernambuco

guerra no oriente médio

Guerra em Gaza marca primárias democráticas mais caras da história em Nova York

Conflito entre Israel e o grupo islâmico Hamas em Gaza se tornou uma luta entre a ala progressista, pró-Palestina, e o centro, pró-Israel, do Partido Democrata

Guerra em Gaza marca primárias democráticas mais caras da história em NYGuerra em Gaza marca primárias democráticas mais caras da história em NY - Foto: Yuki Iwamura/ AFP

Com a guerra em Gaza como pano de fundo, o candidato centrista pró-Israel venceu na terça-feira (2) a ala progressista pró-Palestina nas primárias do Partido Democrata para o Congresso mais caras da história, em um distrito de Nova York símbolo da luta interna de poder.

George Latimer, de 70 anos e apoiado por Hillary Clinton, derrotou nas primárias de terça-feira o atual congressista Jamaal Bowman, membro do chamado 'squad' da ala à esquerda dos democratas no Congresso dos Estados Unidos, integrado, entre outros, por Alexandria Ocasio-Cortéz e Bernie Sanders.

O distrito 16, um reduto democrata no norte de Nova York, inclui alguns dos bairros residenciais de maior poder aquisitivo do país e uma comunidade judaica influente, com outros do Bronx, um bairro popular com forte presença de afro-americanos e latinos.

A guerra entre Israel e o grupo islâmico Hamas marcou o debate entre os dois candidatos no distrito, que se tornou uma luta entre a ala progressista - pró-Palestina - e o centro - pró-Israel - do Partido Democrata, alimentada pela pressão de grupos judaicos.

Bowman, 48 anos, o primeiro congressista afro-americano do distrito, foi um dos primeiros críticos da operação militar israelense contra o Hamas na Faixa de Gaza e um defensor de um cessar-fogo neste território destruído após mais de oito meses de guerra.

Por sua vez, o vencedor e atual presidente do rico condado de Westchester apoia Israel e o retorno dos reféns sequestrados pelo Hamas durante o ataque de 7 de outubro no território israelense, antes de um eventual cessar-fogo.

Os gastos na eleição foram os mais elevados na história das primárias para o Congresso americano.

Segundo a empresa AidImpact, que monitora a publicidade na política, até a semana passada foram gastos mais de 23 milhões de dólares (125 milhões de reais) na disputa.

Deste valor, quase US$ 16 milhões (R$ 87 milhões) foram destinados a ataques contra Bowman, a maior parte financiada por grupos judeus vinculados ao Comitê Israelenses-Americano de Assuntos Públicos (Aipac).

Bowman é o primeiro congressista do "squad" a perder sua cadeira.

Ocasio-Cortéz, que nasceu no Bronx, venceu como primário de seu distrito para um quarto mandato no Congresso.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter