Direitos Humanos

Guerra na Síria deixou 387.000 mortos em quase dez anos, diz ONG

Segundo Observatório Sírio dos Direitos Humanos, cerca 22.000 crianças morreram nesta guerra

Coluna de fumaça na cidade de Nawa, na região sul da SíriaColuna de fumaça na cidade de Nawa, na região sul da Síria - Foto: Ahmad Al-msalam/ AFP

A guerra na Síria causou 387 mil mortes - aponta um novo balanço divulgado nesta quarta-feira pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), destacou que o número de mortos do último ano é o menor desde o início do conflito em 2011.
 
De acordo com o balanço desta ONG, cerca de 117.000 civis, 22.000 deles crianças, morreram nesta guerra. 
 
Mais de 130.500 combatentes favoráveis ao governo de Bashar al-Assad também foram mortos. Mais da metade deles é composta por soldados sírios.
 
Entre os milicianos estrangeiros, destacam-se 1.703 integrantes do movimento xiita libanês Hezbollah, que participa da guerra desde 2003.
 
O conflito também custou a vida de 57.000 rebeldes e mais de 67.500 extremistas, em especial do grupo Estado Islâmico (EI) e do Hayat Tahrir al-Sham (HTS), um ex-braço sírio da Al-Qaeda. 
 
O balanço relata ainda o óbito de 12.500 milicianos das Forças Democráticas Sírias (FDS), formadas essencialmente por curdos. 


O aumento no número de mortos este ano é o menor desde o início da guerra, porque os combates diminuíram notavelmente com o cessar-fogo no noroeste do país. Em janeiro de 2020, o OSDH contabilizava 380.636 mortes. 
 
Este balanço não inclui as 88.000 pessoas que morreram nas prisões do governo em Damasco, a maioria delas torturadas, nem os milhares de desaparecidos nesta guerra, observa o OSDH.
 
O governo Bashar al-Assad perdeu boa parte do território no início da guerra, mas, com o apoio de Rússia e Irã, conseguiu retomar em três anos o controle de 70% do país. 
 
Além disso, a guerra levou à fuga de metade da população existente em 2011. A ONU calcula que haja 6,7 milhões de deslocados e 5,5 milhões de refugiados.

 

Veja também

Shopping em Camaragibe promove feira de adoção de cães e gatos castrados neste fim de semana
Folha Pet

Shopping em Camaragibe promove feira de adoção de cães e gatos castrados neste fim de semana

Primavera deve ser mais quente e mais seca em Pernambuco; confira previsão para a estação
CALOR!

Primavera deve ser mais quente e mais seca em Pernambuco; confira previsão para a estação

Newsletter