Logo Folha de Pernambuco

ataque

Guerra na Ucrânia: drone ucraniano explode "tanque-tartaruga" russo; vídeo

Os "tanques-tartaruga" são uma estratégia da Rússia, que usa uma armadura improvisada para proteger os veículos dos ataques de drones ucranianos

Drone ucraniano explode "tanque-tartaruga" russoDrone ucraniano explode "tanque-tartaruga" russo - Foto: X/Reprodução

Novas imagens divulgadas pelo Ministério da Defesa da Ucrânia mostram o poder do ataque de drones quadricópteros que explodiram um “tanque-tartaruga” da Rússia. A 46ª Brigada Aérea afirmou que suas forças usaram drones de visualização em primeira pessoa, ou FPV, carregando explosivos para destruir os alvos.

Os “tanques-tartaruga” são uma estratégia da Rússia, que usa uma armadura improvisada para proteger os veículos dos ataques de drones ucranianos. Segundo a revista “The Economist”, a ideia é que o metal ondulado proteja os tanques de ataques de drones pequenos, que não têm poder para atravessar o casco do tanque, mas que pode atingir as partes vulneráveis, como o teto.

Segundo um oficial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a maioria (cerca de dois terços) dos tanques russos destruídos na guerra na Ucrânia foram atacados por esses drones.

Na Ucrânia, os tanques receberam outro nome, de acordo com o “New York Times”: wundervaflia. É uma composição de palavras em duas línguas: maravilha em alemão e vaflia, a palavra em ucraniana para waffle, a comida típica da Bélgica que tem um padrão quadriculado na superfície externa.

Veja também

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento
COP29

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído
INCÊNDIO

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído

Newsletter