Logo Folha de Pernambuco

Crise na economia mundial

Guerra na Ucrânia é maior desafio para economia mundial, afirma secretária americana

O país responsabiliza Vladimir Putin "pelas consequências econômicas e humanitárias globais de sua guerra"

Janet Yellen, a secretária do Tesouro dos Estados UnidosJanet Yellen, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos - Foto: Sonny Tumbelaka / AFP

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou nesta quinta-feira que a guerra iniciada pela Rússia na Ucrânia é o "maior desafio" para a economia mundial, antes da reunião de ministros das Finanças do G20 na Indonésia.

"Nosso maior desafio hoje vem da guerra ilegal e não provocada da Rússia contra a Ucrânia", disse Yellen em uma entrevista coletiva na ilha de Bali.

"A comunidade internacional deve ter uma visão clara sobre responsabilizar Putin pelas consequências econômicas e humanitárias globais de sua guerra", acrescentou, em referência ao presidente russo Vladimir Putin.

O conflito na Ucrânia provocou um rápido aumento dos preços no momento em que a economia mundial luta para se recuperar dos efeitos da pandemia de Covid-19, com o risco de apagar a recuperação dos últimos dois anos e provocar mais fome e pobreza.

Yellen disse que continuará pressionando os aliados dos Estados Unidos no G20 para impor um teto aos preços do petróleo russo, uma medida que pretende cortar o financiamento da guerra e obrigar Putin a encerrar a invasão, além de reduzir os custos de energia.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter