Logo Folha de Pernambuco

diplomacia

Há "indícios claros" de que a Índia violou a soberania canadense, diz Trudeau

A polícia canadense anunciou na segunda-feira que tinha "provas" da "implicação de agentes do governo da Índia em graves atividades criminosas no Canadá"

O primeiro-ministro do Canadá, Justin TrudeauO primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau - Foto: Nhac Nguyen / AFP

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse, nesta quarta-feira (16), que há "indícios claros" de que a Índia violou a soberania canadense, em uma disputa sobre o assassinato de um separatista sikh em Vancouver no ano passado, que levou os dois países a expulsar seus embaixadores.

"Tivemos indícios claros e, sem dúvida agora mais claros do que nunca, de que a Índia havia violado a soberania do Canadá", declarou Trudeau em uma comissão que investiga interferências estrangeiras.

A polícia canadense anunciou na segunda-feira que tinha "provas" da "implicação de agentes do governo da Índia em graves atividades criminosas no Canadá", incluindo o assassinato em 2023 do cidadão canadense Hardeep Singh Nijjar.

Nijjar, que emigrou para o Canadá em 1997 e se tornou cidadão do país em 2015, defendia a declaração de uma parte da Índia como um Estado sikh independente sob o nome de Calistão.

As autoridades indianas procuravam Nijjar por suposto terrorismo e conspiração para cometer assassinato.

Trudeau já tinha afirmado que havia "acusações críveis" que ligam a inteligência indiana ao crime cometido em Vancouver, o que deteriorou as relações diplomáticas.

Na última segunda-feira, Canadá e Índia expulsaram mutuamente seus embaixadores e outros cinco diplomatas de alto escalão, após Nova Délhi declarar que seu enviado foi citado como "pessoa de interesse" em uma investigação sobre o assassinato.

A ministra canadense das Relações Exteriores, Melanie Joly, disse que optou pela expulsão devido a "numerosas provas, claras e concretas que permitem identificar seis pessoas de interesse no caso Nijjar" e pela falta de colaboração da Índia, que se recusou a levantar a imunidade diplomática de seus representantes.

O Canadá tem a maior comunidade da religião sikh fora da Índia, com 770 mil canadenses que se declararam sikhs em 2021, ou seja, 2% da população do país.

Veja também

Coreia do Norte confirma que dinamitou ferrovias e estradas que a ligam ao Sul
Coreia do Norte

Coreia do Norte confirma que dinamitou ferrovias e estradas que a ligam ao Sul

Israel garante que forças da ONU "não são um alvo", após novo incidente no Líbano
Israel

Israel garante que forças da ONU "não são um alvo", após novo incidente no Líbano

Newsletter