Logo Folha de Pernambuco

EUA

Há 'risco significativo' de default dos EUA no início de junho, diz CBO

Democratas e republicanos precisam entrar em acordo sobre aumento do teto da dívida

Relatório do CBO estima um impacto potencialmente desastroso na economia global.Relatório do CBO estima um impacto potencialmente desastroso na economia global. - Foto: AFP/Arquivos

Os Estados Unidos podem entrar em default a partir do início de junho, se não se chegar a um acordo entre democratas e republicanos para aumentar o teto da dívida — disse o Escritório de Orçamento do Congresso (CBO, na sigla em inglês) nesta sexta-feira (12).

O CBO já havia estimado que isso provavelmente aconteceria entre julho e setembro. O Departamento do Tesouro mencionou, por sua vez, a data de 1º de junho para um possível default da maior economia do mundo, uma situação sem precedentes.

Segundo a previsão do CBO, “se o limite da dívida permanecer inalterado, existe um risco significativo de que, em algum momento das duas primeiras semanas de junho, o governo não consiga mais pagar todas as suas obrigações”.

Isso pode levar os Estados Unidos ao default da dívida e a atrasar os pagamentos das atividades do governo, detalhou o relatório do CBO, que estima um impacto potencialmente desastroso na economia global.

“Essas ações podem gerar dificuldades nos mercados de crédito, interrupções na atividade econômica e rápidos aumentos nas taxas de juros para o Tesouro”, de acordo com o mesmo relatório.

O CBO é um serviço politicamente independente responsável por fornecer análises fiscais e econômicas ao Congresso americano.

Veja também

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Gripe aviária: EUA registram primeiro caso da doença em criança no país
ESTADOS UNIDOS

Gripe aviária: EUA registram primeiro caso da doença em criança no país

Newsletter