Logo Folha de Pernambuco

ChatGPT

Hackers vinculados a Rússia, Coreia do Norte e Irã usam ChatGPT

Segundo a companhia, os hackers estão usando os LLMs para "progredir em seus objetivos e nas técnicas de ataque"

ChatGPTChatGPT - Foto: Lionel Bonaventure / AFP

Hackers vinculados aos governos de Rússia, Coreia do Norte e Irã recorreram ao ChatGPT para explorar novas formas de realizar ataques on-line, disseram as empresas OpenAI e Microsoft nesta quarta-feira (14).

Essas duas companhias informaram que eliminaram contas vinculadas a hackers, em meio aos esforços crescentes de ambas para combater o uso malicioso dos populares "chatbots" de Inteligência Artificial (IA) por parte de atores estatais.

A Microsoft é o principal investidor da OpenAI e usa sua tecnologia de inteligência artificial, conhecida como Modelo de Linguagem Grande (LLM, na sigla em inglês) para potencializar seus aplicativos e softwares.

Segundo a companhia, os hackers estão usando os LLMs para "progredir em seus objetivos e nas técnicas de ataque".

Entre as descobertas da Microsoft está o grupo Forest Blizzard, vinculado à inteligência militar russa, que usou os LLMs para "pesquisar diversas tecnologias de satélites e radares que podem pertencer a operações militares convencionais na Ucrânia".

Também menciona o trabalho do grupo Emerald Sleet, vinculado à Coreia do Norte, que envolveu a investigação de "think tanks" e especialistas ligados ao regime comunista, bem como conteúdos suscetíveis de serem utilizados em campanhas de "phishing".

E o Crimson Sandstorm, associado com o Exército de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã, que usou o ChatGPT para programar e solucionar "malwares" (programas maliciosos), assim como para obter ajuda para evitar que os hackers sejam detectados, afirmou a Microsoft.

A OpenAI declarou que o perigo é "limitado", mas que a empresa busca se antecipar à evolução da ameaça com "atenção constante" para que os usuários possam continuar desfrutando dos benefícios de sua inteligência artificial.

"O objetivo da associação com a OpenAI, incluída a publicação desta investigação, é garantir o uso seguro e responsável de tecnologias de IA como o ChatGPT", afirmou, por sua vez, a Microsoft.

Veja também

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível
Guerra no oriente médio

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1
BRASIL

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1

Newsletter