Logo Folha de Pernambuco

Bombardeio em Gaza

Hamas afirma que bombardeio israelense deixou vários mortos na igreja de Gaza

Em um comunicado, a massa assinalou que o bombardeio deixou "muitos mártires e feridos" na igreja

 Tanques israelenses na Faixa de Gaza Tanques israelenses na Faixa de Gaza - Foto: Menahem Kahana/AFP

O Ministério do Interior do governo do Hamas afirmou, nesta quinta-feira (19), que muitos deslocados que estavam em uma igreja em Gaza morreram e outros ficaram feridos durante um bombardeio israelense.

Em um comunicado, a massa assinalou que o bombardeio deixou “muitos mártires e feridos” na igreja greco-ortodoxa de São Porfírio. Testemunhas apontaram que o ataque parecia ter como alvo um local próximo do recinto religioso.

Questionado pela AFP, o Exército israelense disse que estava verificando as informações.

De acordo com as testemunhas, o bombardeio danificou a fachada da igreja e derrubou um edifício adjacente. Muitos feridos foram evacuados para um hospital, acrescentaram.

A Igreja de São Porfírio, a mais antiga ainda ativa no território palestino, situada à sombra de um minarete, fica na Cidade Velha de Gaza, onde, segundo a tradição, estão as relíquias deste eremita e bispo de Gaza do século V.

A igreja não fica muito longe do hospital Al Ahli, onde um disparo de foguete atingiu 471 mortes na noite de terça-feira, segundo autoridades do Hamas.

O número de cristãos na Faixa de Gaza, em sua maioria ortodoxa, é de mil, aproximadamente. Antes de o Hamas tomar o poder, em 2007, eles somavam 7.000 neste território palestino de 2,3 milhões de habitantes.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter