Hamas anuncia libertação de refém israelense e duas crianças
Procurado pela AFP, o Exército de Israel respondeu que estava verificando a informação
O braço armado do movimento islâmico palestino O Hamas anunciou nesta quarta-feira (11) que libertou um refém israelense e seus dois filhos, que foram capturados na ataque do último sábado contra Israel. Canais de TV israelenses, no entanto, desmentiram essa versão.
Procurado pela AFP, o Exército de Israel respondeu que estava verificando a informação.
Um vídeo divulgado pelo canal de TV do Hamas mostra uma mulher vestindo uma camisa azul, juntamente com duas crianças e três homens armados, afastando-se de uma área de arame farpado que parece ser a cerca erguida por Israel em torno da Faixa de Gaza.
Leia também
• Com amigos no Hamas, Lula deveria acudir reféns; confira a coluna desta quinta (12)
• Médica é assassinada quando tentava salvar vítimas do Hamas, diz serviço de resgate de Israel
• Aviões israelenses bombardeiam universidade de Gaza ligada ao Hamas; vídeo
A TV pública de Israel informou posteriormente que as imagens são de pessoas “que nunca foram levadas para Gaza”.
Segundo a imprensa local, o vídeo mostra Avital Aladjem, moradora do kibutz Holit, que, segundo contorno em entrevistas, foi levado à força no sábado, com os dois filhos de um vizinho, até a fronteira com a Faixa de Gaza, mas um grupo de homens do Hamas a libertaram com as crianças mais tarde.
Acredita-se que as compras de israelenses e estrangeiros, entre soldados, civis, crianças e mulheres, permanecerão no poder do Hamas na Faixa de Gaza desde sábado.
As autoridades de Israel contabilizaram 150 referências, enquanto centenas de pessoas seguiram desaparecidas e corpos eram identificados. Até o momento, não houve nenhuma divulgação oficial.