Logo Folha de Pernambuco

Israel

Hamas dá "confirmação preliminar positiva" a proposta de trégua com Israel

Representantes de Estados Unidos, Catar, Egito e Israel elaboraram, no fim de semana em Paris, uma proposta de trégua e troca de reféns

IsraelIsrael - Foto: AFP

O Hamas deu uma "confirmação preliminar positiva" a uma proposta de trégua com Israel em Gaza e de libertação de reféns, declarou nesta quinta-feira (1º) o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar.

Representantes de Estados Unidos, Catar, Egito e Israel elaboraram, no fim de semana em Paris, uma proposta de trégua e troca de reféns capturados pelo movimento islamista palestino Hamas por prisioneiros palestinos detidos em Israel.

"Esta proposta foi aprovada pela parte israelense e agora temos uma confirmação preliminar positiva por parte do Hamas", afirmou o porta-voz Majed al-Ansari. No entanto, uma fonte do Hamas indicou à AFP em Gaza que ainda não houve um consenso sobre a proposta: "Ainda não há um acordo sobre a implementação. A declaração do Catar foi apressada e não é verdadeira."

"O caminho que temos pela frente ainda é muito difícil, mas estamos otimistas, porque as duas partes aceitaram as premissas que levariam a uma pausa nos combates. Esperamos ter condições de anunciar boas notícias a esse respeito nas próximas duas semanas", havia dito mais cedo o porta-voz do Catar, país que, em novembro passado, conseguiu uma trégua de uma semana que permitiu a libertação de alguns reféns e a entrada de ajuda na Faixa de Gaza.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter