Hamas dá "confirmação preliminar positiva" a proposta de trégua com Israel
Representantes de Estados Unidos, Catar, Egito e Israel elaboraram, no fim de semana em Paris, uma proposta de trégua e troca de reféns
O Hamas deu uma "confirmação preliminar positiva" a uma proposta de trégua com Israel em Gaza e de libertação de reféns, declarou nesta quinta-feira (1º) o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar.
Leia também
• Ataque do Hamas contra Israel em 7/10 deixou 1.163 mortos, segundo novo balanço
• Inundação de túneis é "apenas uma das ferramentas" de Israel contra ameaça subterrânea do Hamas
• Colômbia aceita pedido de Israel para mediar libertação de reféns
Representantes de Estados Unidos, Catar, Egito e Israel elaboraram, no fim de semana em Paris, uma proposta de trégua e troca de reféns capturados pelo movimento islamista palestino Hamas por prisioneiros palestinos detidos em Israel.
"Esta proposta foi aprovada pela parte israelense e agora temos uma confirmação preliminar positiva por parte do Hamas", afirmou o porta-voz Majed al-Ansari. No entanto, uma fonte do Hamas indicou à AFP em Gaza que ainda não houve um consenso sobre a proposta: "Ainda não há um acordo sobre a implementação. A declaração do Catar foi apressada e não é verdadeira."
"O caminho que temos pela frente ainda é muito difícil, mas estamos otimistas, porque as duas partes aceitaram as premissas que levariam a uma pausa nos combates. Esperamos ter condições de anunciar boas notícias a esse respeito nas próximas duas semanas", havia dito mais cedo o porta-voz do Catar, país que, em novembro passado, conseguiu uma trégua de uma semana que permitiu a libertação de alguns reféns e a entrada de ajuda na Faixa de Gaza.