Logo Folha de Pernambuco

GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Hamas diz ter lançado 16 foguetes do Líbano para Israel

A zona fronteiriça entre o Líbano e Israel é palco de frequentes trocas de disparos entre o Exército israelense e o movimento libanês Hezbollah desde o início da guerra entre Israel e o Hamas

Foguetes são disparados por militantes palestinos de Gaza em direção a Israel Foguetes são disparados por militantes palestinos de Gaza em direção a Israel  - Foto: Mahmud Hams/AFP

O braço armado do movimento islamita palestino Hamas anunciou, nesta segunda-feira (6), que disparou 16 foguetes do Líbano na direção do norte de Israel, alegando ter como alvo a cidade de Haifa, no sul.

Em um comunicado, as brigadas Ezzedin al-Qassam afirmaram que estes disparos ocorreram "em resposta aos massacres" e "à agressão" contra a Faixa de Gaza, um território palestino governado pelo Hamas.

O Exército de Israel informou que registrou 30 projéteis que foram lançados do Líbano ao norte de Israel.

A zona fronteiriça entre o Líbano e Israel é palco de frequentes trocas de disparos entre o Exército israelense e o movimento libanês Hezbollah desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro.

O conflito começou depois que o Hamas lançou um ataque sangrento em Israel que deixou 1.400 mortos, a maioria civis, segundo as autoridades israelenses.

Depois do ataque, Israel lançou uma ofensiva que deixou 10.022 mortos na Faixa de Gaza, segundo o Hamas.

Desde 7 de outubro, 81 pessoas morreram em território libanês, segundo uma contagem da AFP, entre elas 59 combatentes do Hezbollah, que é aliado do Hamas.

Seis soldados e dois civis morreram no lado israelense, de acordo com as autoridades.

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter