CONFLITO

Hamas está ''aberto a discussões'' sobre possível trégua com Israel, diz TV

Questionado pela Al Jazerra a respeito de um cessar-fogo, Moussa Abu Marzouk, afirmou que o grupo extremista já considera ''algo desse tipo''

Membros das Brigadas al-Qassam, braço militar do Hamas, durante um desfile na Cidade de Gaza Membros das Brigadas al-Qassam, braço militar do Hamas, durante um desfile na Cidade de Gaza  - Foto: Mahmud Hams / AFP

O Hamas está aberto a discussões sobre uma possível trégua com Israel, de acordo com um membro do alto escalão do grupo extremista armado. Moussa Abu Marzouk disse em entrevista à rede de televisão Al Jazeera, nesta segunda-feira (9), que o Hamas já considera "algo desse tipo".

Questionado se o grupo extremista está disposto a discutir um possível cessar-fogo, Marzouk respondeu que o Hamas admite "todos os diálogos políticos". Ele acrescentou que o Hamas já "alcançou os seus objetivos" com a ofensiva-relâmpago lançada contra Israel no sábado.

Mais cedo, o Hamas havia ameaçado matar reféns caso o Estado judeu continue com os bombardeiros contra a Faixa de Gaza. E informou que pretende transmitir as execuções.

"Qualquer ataque a civis inocentes sem aviso prévio será enfrentada infelizmente com a execução de um dos reféns sob nossa custódia, e seremos forçados a transmitir esta execução”, disse Abu Obeida, porta-voz do Hamas.

"Lamentamos esta decisão, mas consideramos que o inimigo sionista (Israel) e a sua liderança tem responsabilidade por isto", afirmou Obeida, de acordo com a rede de televisão Al Jazeera.

Conflito armado
Dezenas de pessoas desaparecidas podem ter sido capturadas em Israel por integrantes do Hamas no último fim de semana. Agora, de acordo com a mídia local, as vítimas estão sendo mantidas em diferentes locais da Faixa de Gaza, e o governo israelense tem se mobilizado para estabelecer o número exato de reféns.

Porta-voz internacional do exército, Richard Hecht disse à CNN que “dezenas” de pessoas foram capturadas. Ele ressaltou que a situação era “complexa”, e que “civis, crianças e avós” estavam entre os desaparecidos. Além dos israelenses, porém, pessoas de outras nacionalidades também estão entre os sequestrados.

As Brigadas Al Qassam, a ala armada do Hamas, alertaram que os ataques israelenses na região podem representar uma ameaça para os reféns — e seu porta-voz, Abu Obaida, disse em mensagem de áudio gravada no sábado que eles estavam presentes “em todos os eixos da Faixa de Gaza”.

Veja também

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Estudante entra com pistola de airsoft em escola em Camaragibe; Conselho Tutelar é acionado, diz SEE
Região Metropolitana do Recife

Estudante entra com pistola de airsoft em escola em Camaragibe; Conselho Tutelar é acionado, diz SEE

Newsletter