Logo Folha de Pernambuco

EUA

Hangar da Segunda Guerra famoso por filmes de Hollywood é destruído em incêndio na Califórnia

Espaço foi usado para abrigar dirigíveis na guerra e foi cenário de grandes produções do cinema como "Pearl Harbor" e "Star Trek"

Hangar histórico usado na Segunda Guerra colapsa completamente após incêndioHangar histórico usado na Segunda Guerra colapsa completamente após incêndio - Foto: Reprodução/Orange County Fire Authority

Um incêndio de grandes proporções destruiu, nesta quarta-feira (08), um hangar de madeira construído durante a Segunda Guerra Mundial em Tustin, na Califórnia. O local histórico também ficou famoso por fazer parte do cenário de grandes produções cinematográficas, como “JAG”, “The X Files”, “Austin Powers”, “Pearl Harbor” e “Star Trek”.

O hangar abrigava dirigíveis usados na guerra, e foi construído em 1942 em um local a pouco mais de 50 quilômetros de Los Angeles. Segundo o Departamento de Bombeiros do Condado de Orange, a melhor forma para extinguir o incêndio foi deixar a estrutura colapsar.

"Devido à natureza dinâmica do incêndio e ao perigo iminente de colapso, determinamos que o método mais eficiente é permitir o colapso da estrutura, para que as equipes terrestres possam se aproximar e trabalhar para extinguir o incêndio" disse o órgão à agência Associated Press.

A causa do incêndio, que permanecia ativo desde terça-feira (7), continua sob investigação. Nas imagens divulgadas pelos bombeiros, é possível ver uma parte do telhado desabar, assim como uma enorme quantidade de fumaça se espalhando pelo local.

O hangar de madeira tem uma altura equivalente a um prédio de 17 andares, com mais de 300 metros de comprimento por 90 de largura. A construção foi feita para atender a demanda da marinha americana por um espaço para guardar dirigíveis que seriam usados na patrulha da costa oeste da Califórnia, em busca de submarinos inimigos.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter