Logo Folha de Pernambuco

Reino Unido

Harry, Meghan e Andrew não estarão na varanda do Buckingham no Jubileu de Elizabeth II

De 2 a 5 de junho, o Reino Unido celebrará quatro dias de festas pelo "Jubileu de Platina", marca de sete décadas de Elizabeth ll no trono britânico

Rainha Elizabeth IIRainha Elizabeth II - Foto: Chris Jackson / POOL / AFP

O príncipe Harry, sua esposa Meghan e seu polêmico tio Andrew não estarão presentes na varanda do Palácio de Buckingham no início das celebrações pelos 70 anos de reinado de Elizabeth II, anunciou nesta sexta-feira (6) a casa real britânica. 

"Após uma cuidadosa análise, a rainha decidiu que a tradicional aparição na sacada(...) na quinta-feira, 2 de junho, se limitará este ano à majestade e aos membros da família real que atendem a compromissos públicos oficiais em seu nome", informou um porta-voz do Palácio.

De 2 a 5 de junho, o Reino Unido celebrará quatro dias de festas pelo "Jubileu de Platina" que marca as sete décadas de Elizabeth II no trono, um recorde para uma monarca britânica.  

Elas começarão com o tradicional Trooping the Colour, o "Desfile de Bandeiras", apresentado anualmente no aniversário da rainha, embora não tenha sido celebrado desde o início da pandemia (foi cancelado em 2021 e 2020).

A imprensa britânica, focada nas crises da família real, esperava que Harry e Meghan, que se mudaram para a Califórnia - terra natal da ex-atriz americana - após deixar repentinamente a monarquia em 2020, se unissem à monarca na varanda, assim como o príncipe Andrew, terceiro filho da rainha, afastado da vida pública por sua relação com o falecido Jeffrey Epstein, condenado por pedofilia. 

Um total de 18 membros da família real, incluídos o príncipe herdeiro Charles e sua esposa Camila, seu filho William e a esposa Kate com seus três filhos, estarão na sacada para assistir ao grande desfile militar.  

Ainda que não seja um membro ativo da monarquia, o marido da princesa Anne, única filha de Elizabeth II, também estará presente, pelo "apoio" prestado à sua esposa durante seus compromissos, explicou Buckingham. 

A frágil saúde da rainha

Uma fonte do Palácio de Buckingham, citada pela agência de notícias britânica PA, não descartou que Harry, Meghan e Andrew participem de outros eventos do Jubileu. 

Um porta-voz de Harry, de 37 anos, e Meghan, de 40, garantiu que ambos estão "contentes e honrados por assistir às celebrações do Jubileu de Platina da rainha no mês de junho ao lado de seus filhos".

Seu filho Archie completou três anos nesta sexta-feira e sua filha Lilibet, que ainda não foi apresentada à monarca pessoalmente, completa um ano em 4 de junho, durante as homenagens a sua bisavó.

Andrew, de 62 anos, ficou longe dos holofotes até fevereiro, quando firmou um multimilionário acordo extrajudicial nos Estados Unidos com uma mulher que o acuso de agressão sexual quando era menor de idade e foi vítima do tráfico de jovens organizado por Epstein.

Ele fez uma polêmica aparição em 29 de março em uma missa em Londres em homenagem ao seu pai, o príncipe Philip, que morreu em abril de 2021.

Com crescentes problemas de mobilidade, a rainha aparece cada vez menos em público, sendo a última vez na homenagem a seu esposo na Abadia de Westminster.  

A saúde da rainha é motivo de preocupação desde outubro, quando médicos recomendaram repouso após passar uma noite internada para realizar exames não esclarecidos.

Desde então, Elizabeth II cancelou vários compromissos devido a dores na coluna e dificuldades para permanecer em pé e caminhar. Ela também contraiu covid-19 em fevereiro, que, em suas palavras, a deixou "muito cansada". 

No entanto, na semana passada se reuniu no Castelo de Windsor com o presidente suíço, a quem recebeu sorridente e sem bengala. 

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter