Logo Folha de Pernambuco

VEÍCULO

Helicóptero que Biden trouxe ao G20 tem sistema de defesa avançado e tecnologia contra mísseis

Aeronave é acompanhada por pelo menos outro helicóptero similar, que atua como "isca" para despistar possíveis ameaças

Helicóptero que Biden trouxe ao G20 tem sistema de defesa avançado e tecnologia contra mísseisHelicóptero que Biden trouxe ao G20 tem sistema de defesa avançado e tecnologia contra mísseis - Foto: Adam Schultz/Casa Brasil Oficial/divulgação

Antes mesmo de chegar ao Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou cerca de sete helicópteros para serem usados por ele, familiares e toda a sua delegação na sua passagem pelo país. Entre as aeronaves está o helicóptero presidencial, chamado de "Marine One".

O veículo, modelo VH-92A Patriot, é de grande porte, possui blindagem à prova de tiros e tecnologia contra mísseis. A segurança da Casa Branca conta com cerca de 23 aeronaves do mesmo modelo.

O helicóptero presidencial dos EUA é uma versão adaptada do Sikorsky S-92 para uso da Casa Branca. Apesar de estruturalmente semelhante, ele recebeu blindagem à prova de tiros e um sistema de interferência e engano para deter mísseis.

A versão original tem capacidade para dois tripulantes e entre 16 e 19 passageiros, mas foi adaptada pela Casa Branca para comportar o dobro de tripulantes.

Por questão de segurança, a aeronave nunca voa sozinha. Geralmente, o Marine One é acompanhado por pelo menos outro helicóptero similar, que atua como "isca" para despistar possíveis ameaças. Os helicópteros trocam de posição após a decolagem, dificultando a identificação do veículo com o presidente dos EUA.

Segundo o Business Insider, a aeronave conta com interiores espaçosos e à prova de som, além de um avançado sistema de defesa. Além do bloqueio de radar, o helicóptero tem comunicação totalmente criptografada para evitar vazamentos de informações.

Conforme informações do site Aeroin, o helicóptero foi transportado para o Rio de Janeiro em um cargueiro Boeing C-17 Globemaster III da Força Aérea Americana (USAF). O veículo partiu de Washington, fez uma parada no Panamá e ficou estacionado na Base Aérea do Galeão.

Além da aeronave, Biden também trouxe uma limusine apelidada de "The Beast". O veículo, descrito como um "bunker sobre rodas", é equipado com sistema de segurança avançado, blindagem à prova de balas e até estoque de sangue para emergências.

Segundo a Business Insider, o carro possui sistema de visão noturna, capacidade de disparar gás lacrimogêneo e maçanetas que podem ser eletrificadas para evitar acessos não autorizados. Além de um sistema de comunicação avançado com os agentes do Serviço Secreto.

Para acompanhar o presidente Biden, as limusines presidenciais são transportadas por aeronaves de carga militar, como os C-17 da Força Aérea dos EUA.

A carroceria é composta por uma sobreposição de camadas de aço, cerâmica e titânio. De acordo com a Business Insider, a blindagem do carro possui cerca de 20 cm de espessura e é resistente a explosões e ataques bioquímicos.

O veículo também é equipado com tanques de oxigênio e um estoque de sangue compatível com o tipo sanguíneo do presidente. O carro tem capacidade para levar até sete passageiros, já contando com o motorista. Quando está fora dos EUA, a limusine presidencial exibe, no lado esquerdo, a bandeira do país anfitrião.

Veja também

Como se preparar para a chegada de um gatinho?
Folha Pet

Como se preparar para a chegada de um gatinho?

Advogado diz que cliente viu secretário de Justiça nomeado por Trump ter relações sexuais com menor
EUA

Advogado diz que cliente viu secretário de Justiça nomeado por Trump ter relações sexuais com menor

Newsletter