Logo Folha de Pernambuco

Geral

Helicóptero uruguaio ajuda em operações de resgate no RS

São falsas notícias de que o Brasil teria desprezado ajuda do Uruguai

Captura de um vídeo divulgado pela Marinha do Brasil em 6 de maio de 2024 mostra um membro da Marinha do Brasil resgatando uma criança de helicóptero no bairro Mathias Velho, em Canoas, Rio Grande do SulCaptura de um vídeo divulgado pela Marinha do Brasil em 6 de maio de 2024 mostra um membro da Marinha do Brasil resgatando uma criança de helicóptero no bairro Mathias Velho, em Canoas, Rio Grande do Sul - Foto: Marinha do Brasil / AFP

Um helicóptero uruguaio opera no Rio Grande do Sul para socorrer vítimas das enchentes registradas no estado desde o fim de abril. Em nota divulgada nesta quarta-feira (8), a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República rebateu fake news que alegavam que o Brasil teria recusado ajuda do país vizinho.

“O governo brasileiro não recusou a oferta de ajuda feita pelo Uruguai para as operações de socorro às vítimas das cheias no Rio Grande do Sul. Um helicóptero emprestado pelo país vizinho e amigo está em operação no estado, aparelho de grande valia para o auxílio dos socorristas. O Brasil é grato ao Uruguai pelo pronto-auxílio.”
 

“São falsas, portanto, as notícias de que o Brasil teria desprezado ajuda do Uruguai ou qualquer outro país. Todas as ofertas de auxílio são bem-vindas, serão analisadas conforme a adequação às urgências e serão bem recebidas.”

Avião

De acordo com a Secom, além do helicóptero, o Uruguai também ofereceu um modelo específico de avião para auxiliar os trabalhos no Rio Grande do Sul. “Neste caso, a avaliação técnica foi a de que o aparelho, em razão de suas características, não seria adequado para o tipo de operação exigida e a infraestrutura aeroportuária disponível”.

“Considerando ainda que já há, no Rio Grande do Sul, avião em operação da frota brasileira com a mesma funcionalidade do ofertado, a conclusão foi a de que não havia necessidade desse tipo de aeronave”, concluiu a nota.

Veja também

Newsletter