Logo Folha de Pernambuco

DOAÇÃO DE SANGUE

Teve dengue, zika ou chikungunya recentemente? Saiba quando você pode doar sangue

Quem teve, recentemente, dengue, zika ou chikungunya deve respeitar períodos diferentes para voltar a doar

Doação de sangueDoação de sangue - Foto: elenayakimova/Freepk

Com o aumento dos casos de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, a Fundação Hemope reforçou os critérios para doações de sangue após diagnóstico destas doenças. De acordo com o boletim Epidemiológico das Arboviroses (Nº 08), divulgado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, houve um aumento de 1.192 casos prováveis de dengue em uma semana no Estado.

O Hemope relembra que, em casos de dengue clássica, o doador fica apto 30 dias após a cura. Já com dengue grave, o doador precisa esperar um prazo de seis meses após curado. Para quem teve chikungunya, a doação será possível após 30 dias do diagnóstico clínico/laboratorial e recuperação clínica, se contato sexual com caso confirmado, é necessário aguardar 30 dias para a próxima doação.

Para os casos de Zika, o doador precisará aguardar 120 dias após o diagnóstico clínico/laboratorial e recuperação clínica, para se tornar apto, e novamente, se contato sexual com caso confirmado, é necessário aguardar 30 dias para a próxima doação.

Critérios para doação
Os principais pré-requisitos para doar sangue são: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (neste último caso, desde que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais); pesar mais de 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado e portando documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade; Carteira Nacional de Habilitação; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; e Carteira de Trabalho e Previdência Social).
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter