Logo Folha de Pernambuco

Doação de sangue

Hemope promove doação de sangue com evento carnavalesco

A intenção da campanha é a de restabelecer as reservas de sangue em Pernambuco

Foto: Alexandre Aroeira / Arquivo Folha de Pernambuco

Para incentivar a doação de sangue, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) promove campanha com o lema “No carnaval, a folia é solidária: Vamos doar sangue no Hemope!”. O evento inicia nesta terça-feira (15) e segue até o dia 2 de março em todas as unidades do Estado com a intenção de aumentar o estoque de sangue e atender as demandas das Unidades Hospitalares. 

Na data de inauguração da campanha, estarão presentes o músico e compositor Getúlio Cavalcanti e o bloco lírico carnavalesco “O Bonde” a partir das 8h, na unidade do Hemope que se localiza no bairro das Graças, no Recife, para recepcionar os doadores no ritmo carnavalesco.

Também como forma de anunciar e espalhar o projeto, os artistas locais Nena Queiroga, Nando Cordel, George Luiz e o presidente do Homem da Meia Noite, Luiz Adolpho, aparecerão em vídeos nas redes sociais. 

De acordo com a supervisora de captação de doadores de sangue do Hemope, Josinete Gomes, a campanha é um ato de ajuda ao próximo. “Nesse período em que não estamos tendo Carnaval, estamos promovendo que as pessoas façam uma folia diferente, porque uma doação para a gente é uma grande festa em favor da vida. É você se desprender um pouco de si mesmo e dizer: ‘Eu posso ajudar quem eu não conheço, mas que precisa de mim’. Não importa o tipo de sangue, o importante é que você doe”, afirmou.

A intenção por trás da campanha é a de regularizar os estoques de sangue no Estado, que apresentam baixos níveis. “O objetivo da campanha é justamente incentivar aquelas pessoas que já são doadoras a retornar ao Hemope e também incentivar novos doadores”.

“A nossa pretensão é aumentar esses estoques para, assim, normalizar o atendimento a todas as pessoas que precisam de sangue, sejam aquelas que vão fazer cirurgias programadas, pacientes crônicos que utilizam no seu tratamento componentes do sangue e as emergências”, relatou Josinete. 

O projeto visa a chamar a atenção e sensibilizar a população para a importância e grande necessidade das doações sanguíneas, principalmente no período de pandemia e meses tradicionalmente festivos. 

Para doar a pessoa precisa ter entre os 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e ter se alimentado. Os menores de idade devem estar acompanhados e autorizados a doar pelos pais ou responsáveis legais. Aqueles que doam sangue regularmente podem fazê-lo até os seus 69 anos e quem nunca realizou a doação pode doar até os 59. Maiores de 60 que desejam começar a doar devem ter a autorização de um médico. 

Os doadores podem ir até o Hemope de segunda a sábado e feriados, nos horários de  7h15 às 18h30 e fazer sua doação por demanda espontânea ou agendar um horário através do telefone 0800 081 1535. Para entrar nas unidades do Hemope, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de vacinação com as duas doses do imunizante contra a Covid-19

Veja também

Newsletter