Logo Folha de Pernambuco

Memória Restaurada

Heróis da Batalha dos Guararapes: obra assinada por Brennand é restaurada e instalada na Via Mangue

Monumento que homenageia Heróis da Batalha dos Guararapes foi restaurada e transferida do Curado para a Via Mangue, na Zona Sul do Recife

Monumento foi restaurado e instalado na Via MangueMonumento foi restaurado e instalado na Via Mangue - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Quem passar pela Via Mangue, Zona Sul do Recife, na altura da Praça Marcantônio Vilaça, próximo ao antigo Aeroclube, pode conferir o monumento em homenagem aos Heróis da Batalhada dos Guararapes – obra assinada pelo artista plástico pernambucano Francisco Brennand (1927-2019) e que, antes do novo local, estava postada no cruzamento das BRs 101 e 232, no Curado, em Jaboatão dos Guararapes.

A instalação foi entregue nesta sexta-feira (17), em solenidade que contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos (PSB), representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do Exército e empresas que integraram o processo de transferência e restauração da obra, assinado em Ajustamento de Conduta (TAC). A cerimônia marcou também dois anos da morte do artista, falecido em 19 de dezembro de 2019.

 



“Poder juntar instituições diversas, de poderes diversos e em torno de objetivos comuns e construção de um consenso para recuperação de um patrimônio, entregando-o de volta à cidade, isso tem um valor imensurável. Com uma obra de arte dessa dimensão, espero que seja como um símbolo e que possamos fazer muitas outras parcerias”, destacou Campos.
 

Obra, restaurada, foi entregue nesta sexta-feira (17)Obra, restaurada, foi entregue nesta seta-feira (17)

Envolveram-se na restauração do monumento, além da Prefeitura do Recife, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Pernambuco, Instituto Francisco Brennand e Concrepoxi Engenharia Ltda. 

Coube à Emlurb instalar a base para receber o monumento, feita em concreto armado e fechamento em alvenaria de bloco, também de concreto. A Autarquia também ficou à frente da instalação de refletores de LED para iluminar  as esculturas. Além disso, especialistas trabalharam na restituição das placas de cerâmica, da pintura e de outros detalhes da obra.

Monumento da Batalha dos Guararapes
Construído em 1981 para homenagear os heróis da Batalha dos Guararapes, a obra sofreu ações de vandalismo e danos ocasionados por intempéries. A localidade em que estava instalada anteriormente, no Curado, também era considerada de difícil acesso e cercado por plantações, fato que foi decisivo pela decisão da Via Mangue.

“É uma via de grande circulação na cidade, foi muito feliz a escolha, porque agora a obra vai ser vista por milhares de pessoas todos os dias, inclusive por turistas. Digamos que o monumento agora está no coração da cidade”, ressaltou o prefeito do Recife. 
 

Crédito: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Ainda segundo o gestor, na agenda permanente da Prefeitura há projetos de recuperação de outras obras de arte e equipamentos históricos e culturais da cidade. “Nesse momento estamos em fase de recuperação do Parque das Esculturas, outra obra de Brennand, portanto temos um patrimônio muito vasto e nossa tarefa é cuidar e preservar esse patrimônio”.

Quanto à segurança do local, com o intuito de evitar depredações e algum tipo de vandalismo, a iluminação da obra foi reforçada, assim como patrulha da Guarda Municipal da cidade, específica para evitar furtos e outros delitos na Via Mangue, ficará também à frente de ‘cuidar” do monumento que, de acordo com João Campos, “é patrimônio que não pertence à Prefeitura, mas à cidade e às pessoas do Recife”.

“A obrigação de cuidar é de todos nós, e por isso não podemos tolerar nenhum tipo de ato de vandalismo contra nosso patrimônio público e histórico”, concluiu o prefeito.

Presente na cerimônia, Maria Helena Brennand, filha de Franscico Brennand, em tom emocionado, enalteceu a importância de ter de volta “os heróis, antes combalidos, e agora reerguidos”.

Maria Helena Brennand, filho de Francisco BrennandMaria Helena Brennand                 Crédito: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

“Estou muito honrada em participar desse momento tão importante para a cidade, porque é muito simbólico ter de volta os nossos heróis, que estão ali lutando, estavam combalidos mas ressuscitaram através de todo esse grupo que conseguiu reerguê-los.

Estou muito feliz e tenho certeza de que meu pai está aqui também, muito feliz, em ver restaurado esse monumento, uma das obras mais importantes dele foi a Batalha dos Guararapes, e agora nós vamos poder contar  através delas, às novas gerações, a história do nosso povo", comentou Maria Helena.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter