Logo Folha de Pernambuco

Memória Restaurada

Heróis da Batalha dos Guararapes: obra assinada por Brennand é restaurada e instalada na Via Mangue

Monumento que homenageia Heróis da Batalha dos Guararapes foi restaurada e transferida do Curado para a Via Mangue, na Zona Sul do Recife

Monumento foi restaurado e instalado na Via MangueMonumento foi restaurado e instalado na Via Mangue - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Quem passar pela Via Mangue, Zona Sul do Recife, na altura da Praça Marcantônio Vilaça, próximo ao antigo Aeroclube, pode conferir o monumento em homenagem aos Heróis da Batalhada dos Guararapes – obra assinada pelo artista plástico pernambucano Francisco Brennand (1927-2019) e que, antes do novo local, estava postada no cruzamento das BRs 101 e 232, no Curado, em Jaboatão dos Guararapes.

A instalação foi entregue nesta sexta-feira (17), em solenidade que contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos (PSB), representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do Exército e empresas que integraram o processo de transferência e restauração da obra, assinado em Ajustamento de Conduta (TAC). A cerimônia marcou também dois anos da morte do artista, falecido em 19 de dezembro de 2019.

 



“Poder juntar instituições diversas, de poderes diversos e em torno de objetivos comuns e construção de um consenso para recuperação de um patrimônio, entregando-o de volta à cidade, isso tem um valor imensurável. Com uma obra de arte dessa dimensão, espero que seja como um símbolo e que possamos fazer muitas outras parcerias”, destacou Campos.
 

Obra, restaurada, foi entregue nesta sexta-feira (17)Obra, restaurada, foi entregue nesta seta-feira (17)

Envolveram-se na restauração do monumento, além da Prefeitura do Recife, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Pernambuco, Instituto Francisco Brennand e Concrepoxi Engenharia Ltda. 

Coube à Emlurb instalar a base para receber o monumento, feita em concreto armado e fechamento em alvenaria de bloco, também de concreto. A Autarquia também ficou à frente da instalação de refletores de LED para iluminar  as esculturas. Além disso, especialistas trabalharam na restituição das placas de cerâmica, da pintura e de outros detalhes da obra.

Monumento da Batalha dos Guararapes
Construído em 1981 para homenagear os heróis da Batalha dos Guararapes, a obra sofreu ações de vandalismo e danos ocasionados por intempéries. A localidade em que estava instalada anteriormente, no Curado, também era considerada de difícil acesso e cercado por plantações, fato que foi decisivo pela decisão da Via Mangue.

“É uma via de grande circulação na cidade, foi muito feliz a escolha, porque agora a obra vai ser vista por milhares de pessoas todos os dias, inclusive por turistas. Digamos que o monumento agora está no coração da cidade”, ressaltou o prefeito do Recife. 
 

Crédito: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Ainda segundo o gestor, na agenda permanente da Prefeitura há projetos de recuperação de outras obras de arte e equipamentos históricos e culturais da cidade. “Nesse momento estamos em fase de recuperação do Parque das Esculturas, outra obra de Brennand, portanto temos um patrimônio muito vasto e nossa tarefa é cuidar e preservar esse patrimônio”.

Quanto à segurança do local, com o intuito de evitar depredações e algum tipo de vandalismo, a iluminação da obra foi reforçada, assim como patrulha da Guarda Municipal da cidade, específica para evitar furtos e outros delitos na Via Mangue, ficará também à frente de ‘cuidar” do monumento que, de acordo com João Campos, “é patrimônio que não pertence à Prefeitura, mas à cidade e às pessoas do Recife”.

“A obrigação de cuidar é de todos nós, e por isso não podemos tolerar nenhum tipo de ato de vandalismo contra nosso patrimônio público e histórico”, concluiu o prefeito.

Presente na cerimônia, Maria Helena Brennand, filha de Franscico Brennand, em tom emocionado, enalteceu a importância de ter de volta “os heróis, antes combalidos, e agora reerguidos”.

Maria Helena Brennand, filho de Francisco BrennandMaria Helena Brennand                 Crédito: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

“Estou muito honrada em participar desse momento tão importante para a cidade, porque é muito simbólico ter de volta os nossos heróis, que estão ali lutando, estavam combalidos mas ressuscitaram através de todo esse grupo que conseguiu reerguê-los.

Estou muito feliz e tenho certeza de que meu pai está aqui também, muito feliz, em ver restaurado esse monumento, uma das obras mais importantes dele foi a Batalha dos Guararapes, e agora nós vamos poder contar  através delas, às novas gerações, a história do nosso povo", comentou Maria Helena.

Veja também

Tombamento de usina é novo capítulo de luta pela memória da ditadura
ditadura

Tombamento de usina é novo capítulo de luta pela memória da ditadura

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique
moçambique

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

Newsletter