SAÚDE

Herpes labial: o que é, sintomas, transmissão, causas e tratamento

Formigamento seguido de vermelhidão, ardor e pequenas bolhas nos lábios ou na parte interna da boca são os principais sintomas

Herpes labial é uma infecção causada pelo vírus herpes simplex tipo 1Herpes labial é uma infecção causada pelo vírus herpes simplex tipo 1 - Foto: Freepik

A herpes labial é uma infecção causada pelo vírus Herpes simplex tipo 1 (HSV-1). Os principais sintomas da condição são formigamento, coceira, vermelhidão, ardor e pequenas bolhas preenchidas com líquido claro, comumente na região do lábio. Mas também é possível haver feridas na parte interna da boca, como gengiva, língua, céu da boca, interior das bochechas e até mesmo na garganta.

Como ocorre a transmissão da herpes labial?
A transmissão do vírus ocorre pelo contato com secreções expelidas pelo nariz ou pela boca de uma pessoa contaminada. O vírus pode permanecer décadas alojado no organismo, de forma assintomática. Mas ele pode ser reativado a qualquer momento, por uma queda na imunidade, por exemplo, dando origem aos incômodos sintomas. O tratamento do herpes labial pode incluir o uso de pomadas e medicamentos antivirais, a depender da gravidade e recorrências dos sintomas.

O que é herpes labial?
O herpes é uma infecção causada pelo Herpes simplex virus (HSV). Existem oito tipos de vírus dessa família que podem causar doenças em humanos. O herpes tipo 1 (HSV-1) é responsável por cerca de 80% dos casos de herpes labial. Os outros 20% em geral são causados pelo tipo 2.

Quais os sintomas da herpes labial?
Os sintomas mais comuns da doença nos lábios são:

formigamento;

coceira;

ardência;

bolhas e feridas avermelhadas

Além da parte externa da boca, podem haver lesões no céu da boca, na língua, no interior das bochechas, na gengiva e até mesmo na garganta.

O que causa a herpes labial?
A transmissão do vírus Herpes acontece por meio do contato com gotículas de pessoas infectadas. Em geral, o primeiro contato com o vírus ocorre na infância, embora a doença não se manifeste nesta época. Isso porque o vírus pode ficar inativo no organismo e ser reativado mediante alguma situação adversa, como exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a imunidade.

O herpes é considerado um vírus comum e altamente contagioso, por isso, pessoas que não foram infectadas na infância podem contrair o vírus pelo contato com objetos infectados, como compartilhamento de copos e talheres, ou durante o beijo.

Quanto tempo dura uma crise de herpes labial?
Em geral, os sintomas agudos da infecção duram de 5 a 7 dias.
 

Qual o tratamento para herpes labial?
Na maioria das pessoas, o vírus herpes é eliminado naturalmente do organismo, sem causar qualquer sintoma. Entretanto, nas pessoas em que ele se manifesta, não há cura. A boa notícia é que é possível reduzir o tempo de infecção e a intensidade dos sintomas com o uso de antivirais.

A depender do caso, também podem ser indicadas pomadas para ajudar a diminuir o incômodo causado pelas feridas. Como os sintomas do herpes também podem ser causados por outras condições, o ideal é consultar um dermatologista quando os sintomas aparecerem.

Fonte: Ministério da Saúde.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter