Hezbollah anuncia o lançamento de mísseis e drones contra Tel Aviv e o sul de Israel
Segundo o exército israelense, parte dos projéteis foi interceptada. O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, solicitou um 'cessar-fogo imediato' entre israelenses e libaneses
O grupo libanês Hezbollah anunciou neste domingo que realizou ataques com drones e mísseis contra uma base naval no sul de Israel e contra um alvo militar em Tel Aviv.
O movimento pró-iraniano descreveu a ação como uma "operação complexa", afirmando ter lançado "uma rajada de mísseis e um enxame de drones explosivos" em direção a um alvo militar em Tel Aviv. Em um comunicado separado, informou ainda que utilizou "drones explosivos" contra uma base naval em Asdode, no sul de Israel.
Leia também
• Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança
• Emissário dos EUA considera que trégua entre Israel e Hezbollah está "ao alcance das mãos"
• Bombardeios israelenses matam dezenas no Líbano e em Gaza, incluindo porta-voz do Hezbollah
As sirenes soaram "em várias áreas no centro de Israel" e em diferentes localidades no norte do país, disse o exército em comunicado. Segundo a declaração, 18 projéteis cruzaram do Líbano em direção ao centro de Israel, enquanto cerca de 30 foram "identificados cruzando do Líbano para o território israelense" no norte. Parte dos projéteis foi interceptada, acrescentou o exército.
O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, solicitou neste domingo um "cessar-fogo imediato" entre Israel e o movimento libanês Hezbollah, durante uma visita à capital libanesa, Beirute.
"Vemos apenas um caminho possível: um cessar-fogo imediato e a plena aplicação da resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU", que encerrou a guerra entre Israel e o Hezbollah em 2006, declarou Borrell após reunião com o presidente do Parlamento libanês, Nabih Berri.