Logo Folha de Pernambuco

GUERRA

EUA adverte sobre ataque 'iminente' do Irã a Israel

Escalada no Oriente preocupa comunidade internacional

Fumaça sobe após ataque israelense a uma aldeia perto da cidade de Tiro, no sul do LíbanoFumaça sobe após ataque israelense a uma aldeia perto da cidade de Tiro, no sul do Líbano - Foto: Kawnat Haju/AFP

O governo do presidente americano, Joe Biden, alertou, nesta terça-feira (1º), que o Irã se prepara para um ataque "iminente" a Israel.

"Os Estados Unidos têm indícios de que o Irã se prepara para lançar um ataque iminente com mísseis balísticos contra Israel", disse à AFP uma fonte do governo americano, que pediu anonimato, nesta terça-feira.

"Apoiamos ativamente os preparativos defensivos de Israel", disse ele, acrescentando que "um ataque militar direto" teria "graves consequências" para Teerã.

A advertência chega depois de Israel anunciar que lançou uma ofensiva terrestre no sul do Líbano, após uma semana de intensos bombardeios que deixaram cinco mortos em todo o país.

Israel deixou o movimento libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, ao matar seu líder, Hassan Nasrallah, em um ataque perto de Beirute.

O guia supremo iraniano, Ali Khamenei, afirmou que a morte de Nasrallah "não será em vão" e o primeiro vice-presidente, Mohamad Reza Aref, advertiu que conduziria Israel à "destruição".

O Irã é alvo de sanções internacionais que lhe causaram grandes problemas econômicos.

Até o momento, o Irã tem demonstrado certa moderação em relação à guerra em Gaza entre Israel e o movimento islamista Hamas.

O Irã lançou um ataque sem precedentes contra Israel em abril, em retaliação a um bombardeio contra sua missão diplomática em Damasco.

A maioria de seus mísseis foi interceptada pelas forças israelenses e seus aliados.

Biden pediu várias vezes uma trégua no Líbano e na Faixa de Gaza, mas sem questionar o apoio militar dos EUA a Israel.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse na segunda-feira que estava convencido, assim como Israel, da “necessidade de desmantelar a infraestrutura de ataque do Hezbollah”.

Veja também

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Newsletter