Logo Folha de Pernambuco

EUA

Hillary Clinton pede que EUA elejam primeira mulher presidente

Ovacionada pelo público, a ex-secretária de Estado dos EUA afirmou que "nós nos recusamos a desistir da América"

Ex-candidata à presidência dos EUA, Hillary ClintonEx-candidata à presidência dos EUA, Hillary Clinton - Foto: Jewel Samad/AFP

Hillary Clinton, que em 2016 tentou se tornar a primeira mulher presidente dos Estados Unidos, empolgou o público da Convenção Nacional Democrata de 2024 na noite desta segunda-feira, 19, com um discurso entusiasmado em apoio à candidatura de Kamala Harris.

Ao iniciar o discurso, Hillary homenageou Joe Biden, descrevendo-o como "o campeão da democracia em casa e no exterior", alguém que "trouxe dignidade, decência e confiança de volta à Casa Branca". Em seguida, Hillary relembrou a candidatura da congressista negra Shirley Chisholm à presidência em 1972, a indicação de Geraldine Ferraro à vice-presidência em 1984 e sua própria campanha presidencial em 2016, na qual foi derrotada por Donald Trump.

Ovacionada pelo público, a ex-secretária de Estado dos EUA afirmou que "nós nos recusamos a desistir da América". "Com fé uns nos outros e alegria em nossos corações, vamos enviar Kamala Harris e Tim Walz para a Casa Branca. O progresso é a história da minha vida e da história do nosso país", acrescentou.

Ao destacar a trajetória de Kamala, Clinton lembrou o público de sua própria mãe, Dorothy, que nasceu em Chicago antes das mulheres terem o direito de votar. Hillary traçou um paralelo entre a luta das mulheres pelo direito ao voto e a candidatura histórica de Harris. "Minha mãe e a mãe de Kamala diriam, continuem!", exclamou.

"Juntos, colocamos muitas rachaduras no teto de vidro mais alto e duro. E hoje à noite, tão perto de romper de uma vez por todas, quero contar a vocês o que vejo através de todas essas rachaduras e por que isso importa para cada um de nós. O que eu vejo? Eu vejo liberdade", disse a política, referenciando ao "teto de vidro" que ela prometia quebrar ao tentar se tornar a primeira presidente mulher dos EUA - algo que agora projeta em Kamala.

"Quando uma barreira cai para um de nós, ela cai e abre caminho para todos nós", declarou, convidando os democratas a buscarem votos por Kamala. "Não se distraia ou se acomode", disse Hillary

Clinton foi enfática ao abordar a candidatura de Harris, destacando sua experiência, caráter e visão. Ela afirmou que Kamala "tem o coração e a integridade" necessários para liderar o país, ressaltando sua experiência como promotora e seu compromisso com a justiça e a segurança dos cidadãos. "Ela lutará para reduzir os custos para as famílias trabalhadoras e restaurará os direitos ao aborto em todo o país", garantiu.

Em contraste, criticou duramente Donald Trump. "Kamala se importa com as crianças e famílias, se importa com a América. Donald só se importa com ele mesmo", afirmou.

"Como promotora, Kamala prendeu assassinos e traficantes de drogas. Ela nunca descansará na defesa de nossa liberdade e segurança. Donald Trump adormeceu em seu próprio julgamento, e quando acordou, fez seu próprio tipo de história, sendo a primeira pessoa a concorrer à presidência com 34 condenações por crimes graves", disse Hillary Clinton.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter