Logo Folha de Pernambuco

Solidariedade

Histórias de vida inspiram jovens em projeto realizado no bairro da Imbiribeira, no Recife

Projeto Geração Futura tem atualmente 70 crianças e adolescentes inscritos

Projeto Geração Futura, na ImbiribeiraProjeto Geração Futura, na Imbiribeira - Foto: Paullo Allmeida

Toda sexta-feira, às 19h, vários jovenzinhos se reúnem na Associação de Moradores da Comunidade da Beira do Rio, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Sob o comando do professor Arnaldo, o Projeto Geração Futura promove um encontro entre os jovens da comunidade e uma história inspiradora.

Criado em setembro de 2020, o projeto hoje conta com 70 crianças inscritas, sendo 35 meninas e 35 meninos, mas toda semana esse número aumenta, porque sempre tem um amiguinho que vem conhecer e acaba fazendo parte da turma.

Dirigido por Arnaldo Galdino, que é professor de tênis, o Geração Futura tem o objetivo de despertar habilidades nas crianças da comunidade por meio de histórias de trabalhadores reais. Nascido, criado e crescido na comunidade, Arnaldo precisou trabalhar desde cedo para ajudar na família e hoje tenta inspirar crianças para que elas busquem um futuro melhor.

"Nossa ideia é plantar na cabeça de cada a inspiração através das histórias que passam aqui. Os mais variados profissionais passam aqui e contam as suas histórias, a trajetória de vida, o percurso trilhado para chegar na profissão, por que escolheram esse ofício e o que precisou ser feito para alcançarem os objetivos", disse Arnaldo.

Com uma equipe de seis voluntários, dos quais alguns já passaram pelo projeto e reconheceram a importância dele na formação pessoal e resolveram colaborar.

Uma delas é a professora de culinária Marta Jerusa. Ela foi convidada uma vez para palestrar sobre a sua trajetória profissional, mas o vínculo com o Geração Futura foi além. Encantada com o propósito e apaixonada pelas crianças, ela resolveu ser uma voluntária.

Há quase dois anos no projeto, ela é a tia que serve o lanche e orienta os mais jovens.

"É prazeroso saber que a gente ajuda a construir uma criança melhor, que a gente inspira, que a gente serve de exemplo. Ter esse momento com eles é muito bom", disse Marta.

Outro que ajuda na realização dos encontros é Pablo Joaquim. Aos 19 anos, Pablo é primo de Arnaldo e acredita que o projeto é importante para mostrar uma possibilidade de futuro que valha à pena para as crianças.

"Eu cresci aqui e muitas crianças que cresceram comigo seguiram por um caminho errado. E é por isso que eu faço questão de estar aqui, para poder mudar o futuro dessas crianças, que elas possam escolher uma profissão viver bem", disse Pablo.

O projeto é aberto a visitantes que queiram compartilhar as suas trajetórias e inspirar as crianças. Por meio da rede social (Instagram @pgf_pe) ou pelo telefone 81 98628-3257, é possível entrar em contato com Arnaldo e agendar uma visita.

Veja também

Newsletter