Holanda é o último país da UE a iniciar campanha de vacinação contra Covid-19
Governo holandês foi muito criticado por sua lentidão para começar o processo de vacinação
Uma profissional da saúde foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 na Holanda, o último país da União Europeia (UE) a iniciar a campanha de vacinação em meio a fortes críticas pela lentidão do processo.
A primeira dose da vacina Pfizer/BioNTech foi aplicada em Sanna Elkadiri, uma cuidadora de 39 anos que trabalha em uma casa de repouso na cidade de Veghel, sul do país.
O ministro da Saúde, Hugo de Jonge, afirmou à imprensa que foi "um momento incrível". "Finalmente, depois de 10 meses estamos começando a acabar com a crise", disse.
Leia também
• Agência reguladora europeia aprova uso da vacina da Moderna
• Grupo aprova intervalo maior entre doses de vacina anti-Covid
O governo holandês foi muito criticado por sua lentidão para começar o processo de vacinação. O primeiro-ministro Mark Rutte admitiu esta semana que estava "realmente decepcionado".
Funcionários de hospitais que mantêm contato com os pacientes de covid-19 serão os primeiros a receber a vacina, ao lado dos trabalhadores das casas de repouso do sul do país.
A Holanda foi o último país da UE a iniciar a campanha de vacinação, que começou em 27 de dezembro em vários países do bloco.