Logo Folha de Pernambuco

Setor militar

Holanda realiza conferência para regulamentar IA no exército

O objetivo é discutir tal qual foi feito com armas químicas e nucleares

Uso de IA no setor militar é discutido em conferência na Holanda Uso de IA no setor militar é discutido em conferência na Holanda  - Foto: Anatolii Stepanov/AFP

A primeira conferência internacional sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) no campo militar, como já acontece na Ucrânia, começou nesta quarta-feira (15), na Holanda, para regulamentar o poder "destrutivo" de drones e robôs.

O objetivo da conferência é dar um primeiro passo para a regulamentação de seu uso no exército, à semelhança dos acordos internacionais sobre armas químicas e nucleares. Ministros e diplomatas de alto nível participam desta cúpula, denominada REAIM (a IA no setor militar), juntamente com empresas e especialistas.

"A IA muda a nossa forma de viver, de trabalhar e está claramente mudando o exército", disse o ministro das Relações Exteriores holandês, Wopke Hoekstra, na abertura da conferência, que reúne cerca de cinquenta países em Haia, incluindo Estados Unidos e China.

A Rússia não foi convidada devido à invasão da Ucrânia.

"Imagine um míssil atingindo um prédio residencial. Em uma fração de segundo, a IA pode detectar seu impacto e indicar onde os sobreviventes podem estar", disse Hoekstra.

"Ainda mais impressionante, a IA pode interceptar o míssil e também tem o potencial de destruí-lo em segundos. Isso é preocupante", acrescentou.

Militarmente, a Inteligência Artificial já é usada para reconhecimento, vigilância e análise de situações. No futuro, poderá escolher alvos de forma autônoma, com enxames de drones e uso em sistemas de comando e controle nuclear.

"Infelizmente, na Ucrânia já estamos testemunhando a influência de novas tecnologias, em particular drones e ataques cibernéticos", enfatizou Hoekstra.

A China é convidada para a conferência como um ator importante no setor de tecnologia e Inteligência Artificial, de acordo com autoridades holandesas.

Veja também

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Newsletter