Holanda teme um aumento do nível do mar maior do que o previsto
Com cerca de um terço de seu território abaixo do nível do mar, a Holanda é particularmente vulnerável ao aquecimento global
O nível do mar pode subir muito mais do que o esperado na costa holandesa, até dois metros até 2100, indicou, nesta segunda-feira (25) o Instituto Meteorológico da Holanda (KNMI).
"As projeções atuais mostram um aumento do nível do mar maior do que o anterior", disse o KNMI, poucos dias antes do início da COP26 em Glasgow, Escócia.
Leia também
• Simulações mostram como ficariam pontos do Recife com elevação do nível do mar
• Trecho da arquibancada desaba durante festa da torcida na Holanda; veja
• Avanço do mar ameaça o Recife, uma das cidades mais suscetíveis à crise climática no planeta
Com cerca de um terço de seu território abaixo do nível do mar, a Holanda é particularmente vulnerável ao aquecimento global, mas também é um dos maiores poluidores "per capita" da Europa.
“Se não reduzirmos as emissões de gases de efeito estufa, o nível do mar na costa holandesa pode subir 1,2 metros até 2100, em comparação com o início do século atual”, e até 2 metros se o degelo das calotas polares se acelerar, acrescentou o KNMI.
Anteriormente, o instituto previa que a elevação do nível do mar seria de no máximo um metro. Pela primeira vez, a barra de 2 metros não foi excluída dessas previsões, enfatizou a Autoridade de Águas Holandesa, um país afetado pelas enchentes em julho passado.
Com seus reservatórios e barreiras contra tempestades, inovação constante e milhares de km de diques e dunas, a Holanda se orgulha de ser "o delta mais seguro do mundo".