Logo Folha de Pernambuco

Mudanças climáticas

Holanda teme um aumento do nível do mar maior do que o previsto

Com cerca de um terço de seu território abaixo do nível do mar, a Holanda é particularmente vulnerável ao aquecimento global

Amsterdam, capital da HolandaAmsterdam, capital da Holanda - Foto: Divulgação

O nível do mar pode subir muito mais do que o esperado na costa holandesa, até dois metros até 2100, indicou, nesta segunda-feira (25) o Instituto Meteorológico da Holanda (KNMI).

"As projeções atuais mostram um aumento do nível do mar maior do que o anterior", disse o KNMI, poucos dias antes do início da COP26 em Glasgow, Escócia.

Com cerca de um terço de seu território abaixo do nível do mar, a Holanda é particularmente vulnerável ao aquecimento global, mas também é um dos maiores poluidores "per capita" da Europa.

“Se não reduzirmos as emissões de gases de efeito estufa, o nível do mar na costa holandesa pode subir 1,2 metros até 2100, em comparação com o início do século atual”, e até 2 metros se o degelo das calotas polares se acelerar, acrescentou o KNMI.

Anteriormente, o instituto previa que a elevação do nível do mar seria de no máximo um metro. Pela primeira vez, a barra de 2 metros não foi excluída dessas previsões, enfatizou a Autoridade de Águas Holandesa, um país afetado pelas enchentes em julho passado.

Com seus reservatórios e barreiras contra tempestades, inovação constante e milhares de km de diques e dunas, a Holanda se orgulha de ser "o delta mais seguro do mundo".

Veja também

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica
Folha Pet

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica

Newsletter