Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Holanda transfere para Polônia sua embaixada na Ucrânia

Soldados ucranianos próximos de Kiev, capital da UcrâniaSoldados ucranianos próximos de Kiev, capital da Ucrânia - Foto: Daniel Leal / AFP

O Ministério das Relações Exteriores da Holanda anunciou, neste sábado (26), que sua embaixada deixou a Ucrânia e se estabeleceu do outro lado da fronteira, na Polônia, para garantir a segurança de seus funcionários. 

"O ministro das Relações Exteriores, Wopke Hoekstra, decidiu que o embaixador Jennes de Mol e sua equipe se deslocam imediatamente para Jaroslaw, do lado polonês da fronteira com a Ucrânia, para continuar seu trabalho de lá", declarou a Chancelaria, em um comunicado. 

No sábado passado, a Holanda transferiu sua embaixada de Kiev para Lviv, a cerca de 70 quilômetros da fronteira polonesa, no oeste da Ucrânia.

O ministério observou que a situação em Lviv é cada vez mais perigosa, mas disse que as autoridades holandesas continuam disponíveis, da Polônia, para ajudar seus cidadãos a saírem da Ucrânia.

"Se for necessário e seguro o suficiente, os membros da delegação irão para o lado ucraniano para prestar ajuda", completa a nota.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter