Logo Folha de Pernambuco

Carnaval 2022

Homem da Meia-Noite repagina o guarda-roupa e reabre sede para mostra de artistas olindenses

Entre as peças de oito artistas, a roupa que o Calunga vestia no casamento com a Mulher do Dia, em 1990, ganhou repaginação

Reabertura da sede do Homem da Meia-Noite. Na foto Rafa Q Faz, artista plástica.Reabertura da sede do Homem da Meia-Noite. Na foto Rafa Q Faz, artista plástica. - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

Diante ao atual cenário, o Carnaval de Pernambuco se mantém incerto para a grande celebração da festividade. O Calunga mais querido, que completa 90 anos de tradição, conhecido como o Homem da Meia Noite, já anunciou seu tema, com a escolha do termo “Ferver”. Nesta quinta-feira (18), a sede do Homem da Meia Noite, localizada em Olinda, convida toda a população para conhecer a galeria de artes e o guarda-roupa do Calunga; que conta com a exposição de peças que nunca foram exibidas.  

Nesses 90 anos, a peça que marca a história foi utilizada em 1990, no casamento com a Mulher do Dia. A confecção foi a primeira roupa resgatada, e recebeu repaginação pelas mãos de Rafaela Mendes, conhecida como (Rafa Q Faz), que utilizou das fotografias da década e recortes de vídeos para refazer a peça e colocar à exposição.

“Neste ano. reformulamos o guarda-roupa todo. Recebi o convite para cada ano reformular uma peça, e a primeira delas foi a do casamento em 1990. Neste ano, foi um momento em que a cidade parou para organizar o casamento dele com a Mulher do Dia.”, relata Rafaela Mendes.

“Essa era uma roupa que ele já tinha, mas não conseguimos identificar a década e acreditamos que seria dos anos 80. Ela foi utilizada com o diferencial do cravo. Neste dia houve um cortejo imenso, e até hoje essa lembrança está viva na memória de muitos foliões. O motivo para essa repaginação é para guardar os fatores históricos, que antigamente após o Carnaval muitas dessas peças eram feitas de capa de almofadas e toalhas de mesa.”, complementa a artista plástica. 

A partir de quinta-feira (18), o público poderá encontrar na sede quadros de artistas olindenses, mostra do guarda roupa, além das vendas de camisas, canecas, lembranças e outros artigos do bloco. Serão vendidos materiais a partir de R$ 5. Para ter acesso à parte superior, onde fica o guarda-roupa do Calunga, o público será permitido mediante ao pagamento de R$ 5. O horário de visitação será de quinta a sábados a partir das 11h às 18h e aos domingos de 10h às 13h. 

“Estaremos abertos ao público todos os dias, para que conheça nosso acervo, a arte que aqui estão e também que possam comprar a nossa camisa para que possamos continuar a existir", relata o Presidente do Clube Alegoria e Crítica - Homem da Meia-Noite, Luiz Adolpho. 

O acervo conta com as obras de oito artistas locais, juntamente com Carlos André - responsável pela pintura do painel onde reuni momentos históricos dos 90 anos do Homem da Meia-Noite. Além desta obra, no térreo da galeria, estão exibidos três quadros da artista plástica Celene Muniz que foram confeccionados exclusivamente para a temática da camisa do Carnaval de 2022. O público que realizar a visitação poderá ter acesso ao QR Code, onde é possível ter acesso aos áudios dos artistas que explicam a história de suas obras. 
A sede está localizada na Estrada do Bonsucesso,132, em Olinda. 

Espaço Afetivo Homem da Meia-Noite

Além desta novidade, no mês de dezembro o Homem da Meia-Noite ganhará um espaço afetivo, no piso L2, do Shopping Patteo Olinda, o espaço contará com obras de mais de 20 artistas e artesãos valorizando a arte local. No local, haverá rodas de diálogo e vendas de artigos do bloco. O local estará em funcionamento até o mês de fevereiro. O horário de funcionamento será de acordo com o horário do shopping. 

“Lá teremos todo o trabalho desses 20 artistas, vendas de nossas camisas. Tudo direcionado aos 90 anos do Homem da Meia-Noite, terá muita coisa ‘bacana’. Teremos a nova grife que estamos resgatando, visto que o ano passado não teve. Será um espaço alternativo para quem gosta de cultura, arte e história", explica o presidente da sede, Luiz Adolpho.
 

Veja também

Newsletter