Homem é acusado de aplicar golpes em cartões de crédito em farmácia no Centro do Recife
Um homem está sendo acusado de aplicar golpes com cartão de crédito no Recife. O investigado, de 34 anos, foi identificado após a denúncia de duas pessoas na Delegacia do Idoso, vítimas de estelionato. Segundo a delegada do Idoso, Lídia Barci, ele era funcionário de uma farmárcia na Avenida Dantas Barreto, no bairro de São José, e aproveitava para copiar dados de clientes no caixa de atendimento. A Polícia Civil de Pernambuco acionou a Justiça com um mandado de prisão preventiva contra o homem.
Em uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (11), a delegada Lídia Barci explicou que o homem aplicava os golpes no cartão de crédito, pelo menos, há três meses. "Na verdade, o próprio funcionário que estava na farmácia, na hora de efetuar a compra ele pegava o cartão de crédito da idosa e do idoso - que foram as duas pessoas que foram identificadas- e anotava o número. Depois começava a realizar compras online utilizando esse cartão de crédito que tinha efetuado", afirmou.
Após a reunião de provas e dos depoimentos das duas vítimas, o suspeito confessou o crime, embora não tenha falado que aplicou em outras vítimas no estabelecimento comercial. "Quando ele foi levado para a delegacia, chegou em uma situação onde a investigação já está bem a frente e a gente já tinha materialidade, já tinha os indícios da autoria. A gente falou para ele 'ó não tem mais como esconder', e aí ele confessou todos os golpes realizados", conta a delegada, que acredita que há mais vítimas. Ele foi demitido da farmácia e há o aguardo da prisão preventiva.
Além de outras possíveis lesadas com os golpes, Lídia Barci orienta que os consumidores fiquem atentos a sinais de crimes nos estabelecimentos comerciais. "Então, quando for efetuar a compra, sempre ficar de olho no seu cartão de crédito quando for inserir na maquininha... Olhar se não tem ninguém ao lado, na hora de digitar senha, e sempre ficar de olho pra que nenhum espertinho se valer ali e anotar os seus dados. Ficar esperto na hora de passar o cartão de crédito ou até mesmo documentos pessoais na hora da compra", enfatiza.
O crime está sendo investigado na Delegacia do Idoso, mas qualquer consumidor pode ser lesado com esses crimes. A delegada informa que a família tem um papel fundamental na hora de realizar compras para uma pessoa idosa. "Sem dúvidas, a família sempre tem que estar presente: sobrinhos, netos, filhos, fiquem de olho e sempre dêem sempre uma olhada no saldo da conta do idoso. Sempre olhem no celular se não tem nenhuma mensagem diferente para que a gente possa deixar tudo ali certinho e nenhum tipo de golpe acontecendo", confirma a delegada.
Dicas para não cair em golpes
- Evite oferecer documentos na hora do caixa
- Fique atento se não há alguém próximo no momento em que digitar a senha do cartão
- Cheque constantemente suas contas bancárias
- Observe os limites de créditos do mês do cartão mensalmente
- Acompanhe a situação de pessoas idosas próximas que têm dificuldade com eletrônicos
- Denuncie quando tiver irregularidades
Se for vítima de golpe, procure a Delegacia do Idoso (em caso de pessoas idosas envolvidas)
Endereço: rua da Glória, 301, Boa Vista, Recife
Telefone: (81) 3184-3772