Logo Folha de Pernambuco

Livro de Recordes

Homem mais velho do mundo é cearense; conheça João Marinho Neto, de 112 anos

Ele agora detém o título após a morte do britânico John Tinniswood

João Marinho Neto tem 112 anos e vive em Apuiarés, no CearáJoão Marinho Neto tem 112 anos e vive em Apuiarés, no Ceará - Foto: Reprodução

O homem mais velho do mundo é brasileiro. A informação foi confirmada pelo Guinness, o Livro de Recordes, nesta quinta-feira, 28. João Marinho Neto tem 112 anos e vive em Apuiarés, no Ceará. Ele agora detém o título após a morte do britânico John Tinniswood, aos 112 anos, na última segunda, 25.

João nasceu no dia 5 de outubro de 1912 em Maranguape, também no Ceará. Ele já era considerado o homem mais velho do Brasil e o mais velho da América Latina. Começou a trabalhar como agricultor quanto tinha apenas 4 anos e, na fase adulta, seguiu no cultivo plantando milho e feijão em uma fazenda herdada pela mulher, Josefa Albano dos Santos, já falecida. Ele chegou a enfrentar secas severas na região do Ceará.

Ao todo, João se casou duas vezes. Com Josefa, teve quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda. Com Antonia Rodrigues Moura, teve mais três: Vinícius, Jarbas e Conceição. Seis dos sete filhos de João estão vivos. Ele também tem 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.

Ao Guinness, João disse que o segredo para sua longevidade é "estar cercado de boas pessoas e manter seus entes queridos por perto". Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é uma mulher: a japonesa Tomiko Itooka, de 116 anos.
 

Veja também

França pede que Londres vá além da "terceirização" de seus controles de fronteira
política

França pede que Londres vá além da "terceirização" de seus controles de fronteira

Estudo conclui que 350 elefantes morreram por envenenamento associado às mudanças climáticas
MEIO AMBIENTE

Estudo conclui que 350 elefantes morreram por envenenamento associado às mudanças climáticas

Newsletter