Recife

Homem preso por matar turista carioca no Recife passará por audiência de instrução em junho

Edva Alexandre da Silva foi denunciado pelo crime de latrocínio

Caso aconteceu na avenida Domingos FerreiraCaso aconteceu na avenida Domingos Ferreira - Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

Passará por audiência de instrução o homem suspeito de matar o turista carioca Talles do Couto Lemgruber Kropf, de 35 anos, durante um assalto em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, em 14 de fevereiro deste ano.

Edva Alexandre da Silva foi denunciado pelo crime de latrocínio, que é quando ocorre o roubo seguido de morte. Ele, que confessou o crime, está preso desde o dia 23 de fevereiro, no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informou que a primeira audiência de instrução, inicialmente marcada para 6 de junho, ocorrerá no dia 3 do mesmo mês, às 9h, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na área central do Recife. A audiência será presidida pelo juiz Roberto Jordão de Vasconcelos, que é o titular da 13ª Vara Criminal da Capital.

Ainda de acordo com o TJPE, o réu, de 35 anos, é assistido pela Defensoria Pública, que não arrolou testemunhas. Nesta primeira audiência, serão ouvidas as testemunhas arroladas pelo Ministério Público de Pernambuco e, em seguida, as da defesa. 

"Ao final, se o juiz entender necessário, formulará perguntas complementares. Concluída a inquirição das testemunhas, será procedido o interrogatório do acusado", detalhou o TJPE.

O Tribunal enfatizou que a audiência não será o julgamento definitivo do processo. "A instrução é a primeira fase de qualquer processo, seja ele criminal ou cível. E como foi um latrocínio, o processo não vai a júri popular nem tramita em uma vara de tribunal do júri", ressaltou. Questionado quando ocorrerá o julgamento, o TJPE informou que não há previsão.

Relembre o caso
Era madrugada quando Talles de Couto, que havia saído de uma festa de Carnaval particular em Olinda, na RMR, seguiu para Boa Viagem, onde estava hospedado, para encontrar amigos em um bar. 

Nas proximidades do local combinado, na avenida Domingos Ferreira, a vítima foi abordada pelo criminoso, que desferiu golpes de faca na região do tórax.

Segundo a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), o turista, que era engenheiro, chegou a ser socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, também na Zona Sul, mas não resistiu aos ferimentos.

Nove dias após o crime, o suspeito, que vivia em situação de rua, foi encontrado na casa de familiares em um conjunto habitacional no bairro do Pina, no Recife. 

Segundo o delegado Caio Morais, responsável pelo caso, o homem teria roubado o celular da vítima com o objetivo de vender e conseguir dinheiro para comprar drogas.

"Ele é usuário de crack, viciado. A explicação que ele nos deu foi de que, quando está na ânsia do consumo, ele costuma praticar pequenos delitos para conseguir dinheiro e usar drogas", destacou Morais, na data da prisão.

O suspeito já tinha outras passagens pela polícia por crimes de furto, roubo e tentativa de homicídio, e havia sido liberado do sistema penitenciário em 31 de janeiro, poucos dias antes do latrocínio contra Talles.

Em março deste ano, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ofereceu denúncia contra o homem preso.

Veja também

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Newsletter