Logo Folha de Pernambuco

ARGENTINA

Homem que jogou garrafa em Milei durante posse presidencial é preso na Argentina

Indivíduo, identificado como Gastón Ariel Mercanzini, foi acusado de ter atirado uma garrafa no presidente ultraliberal

Responsável por jogar a garrafa foi presoResponsável por jogar a garrafa foi preso - Foto: Pablo Aneli/Télam/AFP

A polícia da cidade de Buenos Aires prendeu nesta terça-feira (12) o homem que jogou uma garrafa no novo presidente da Argentina, Javier Milei, enquanto este estava em um carro conversível em direção à Casa Rosada após tomar posse, informaram as autoridades da capital.

"A Polícia da Cidade acaba de prender o suposto agressor do presidente Javier Milei. Ela já está à disposição da Justiça", declarou o chefe da segurança municipal, Waldo Wolf, em um comunicado.

O indivíduo, identificado como Gastón Ariel Mercanzini, foi acusado de ter atirado uma garrafa no presidente ultraliberal, que estava em um carro conversível com a irmã, Karina Milei, no domingo (10).

A comitiva do governante deixou o Congresso, onde ele havia tomado posse pouco antes, rumo à sede presidencial da Casa Rosada no desfile oficial pelas ruas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

 

A imprensa local divulgou imagens de um vídeo de segurança que supostamente mostrava Mercanzini lançando uma garrafa, que passou a poucos centímetros de Milei e atingiu um de seus seguranças.

A Justiça federal ordenou a captura do homem de 51 anos, que a mídia associa aos grupos de oposição.

"Eu não queria machucar ninguém", declarou o suposto agressor enquanto os policiais o levavam algemado para uma viatura.

Milei, um libertário autoproclamado de 53 anos, chegou ao poder com a promessa de resgatar a Argentina de sua grave crise econômica e anunciou a aplicação de um rígido programa de austeridade, o que gerou polarização no país sul-americano.

Em 2022, quando ainda era vice-presidente, Cristina Kirchner sofreu um ataque fracassado fora de sua casa em Buenos Aires. Um homem que se passou por apoiador e que esperava para cumprimentá-la apontou uma arma para sua cabeça, mas o dispositivo não disparou.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter