Logo Folha de Pernambuco
Meio-ambiente

Recife: Agricultura Urbana realiza mutirão de plantio de milho em Horta Comunitária do Ibura

Esse é o terceiro mutirão realizado no espaço com apoio da Prefeitura do Recife. O primeiro resultou na implantação de uma farmácia viva, seguido pela criação de um pomar

Agricultura Urbana realiza mutirão de plantio de milho em Horta Comunitária do IburaAgricultura Urbana realiza mutirão de plantio de milho em Horta Comunitária do Ibura - Foto: Wagner Ramos/PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana, realizou, nesta segunda-feira (24), um mutirão de plantio de milho na Horta Comunitária Mãos de Milagres, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife. 

Referência em agroecologia e segurança alimentar, a horta foi fortalecida com a ação, que contou com a participação ativa da comunidade. O objetivo foi ampliar a produção agroecológica e incentivar o cultivo sustentável no território.

Este é o sexto mutirão, e ainda há mais quatro programados. 

“Neste mês de março, como de costume, distribuímos sementes de milho crioulo para a população. Mas, este ano, trouxemos uma novidade: realizamos mutirões em diversos pontos da cidade, como creches, escolas, centros de saúde e hortas comunitárias. Essa iniciativa fortaleceu a conexão entre as pessoas e o poder público, promovendo participação e engajamento na construção de uma cidade mais sustentável”, destacou a secretária executiva de Agricultura Urbana, Adriana Figueira.

Para Josélia Firmino, 45 anos, moradora da comunidade há 35 anos, a iniciativa tem grande importância. 

"Quem cuida da horta somos nós, mulheres. Somos um coletivo de mais de 20 mulheres. E quem deu início a tudo foi Taciana. Sem ela, a horta não existiria", afirma, citando uma das vizinhas da comunidade à frente da iniciativa. Segundo Josélia, o grupo cultiva plantas medicinais, utilizadas como remédios, além de diversas hortaliças. "Nossa produção é voltada para beneficiar a própria comunidade. Como não tínhamos espaço, o posto de saúde cedeu essa área para que pudéssemos plantar", explica.

Esse é o terceiro mutirão realizado no espaço. O primeiro resultou na implantação de uma farmácia viva, seguido pela criação de um pomar. Agora, a comunidade celebra o primeiro roçado, que será colhido durante as festas juninas. 

O plantio incluiu milho em consórcio com feijão e jerimum, utilizando a técnica ancestral conhecida como Miupa, uma prática com mais de três mil anos de história.

"O milho cresce verticalmente, formando uma haste que serve de suporte para o feijão de corda, enquanto o jerimum atua como uma cobertura viva do solo. Essa interação evita o crescimento de ervas daninhas e outras plantas indesejadas, além de reduzir a incidência de parasitas. Uma planta ajuda a outra", explica a técnica em Agroecologia da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana, Nathália Mesquita.

Nascida e criada na comunidade dos Milagres, Rafaela Souza, 32 anos, se envolveu no projeto aos poucos e, desde então, não parou mais. "Comecei a participar, fui gostando e pronto, até hoje estou por aqui", conta. 

Empolgada com a colheita, ela não esconde a ansiedade. "Estou doida para colher esses milhos, não vejo a hora! É a primeira vez que planto milho aqui, e o mais bonito é ver a comunidade toda envolvida, de adultos a crianças, todo mundo misturado. Até meus filhos participam! Um tem 15, outro 8 e o mais novo 4 anos. Eles brincam, plantam e, claro, também aprontam por aqui", diz.
 

Veja também

Newsletter