Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Hospitais de Campanha da Prefeitura do Recife deram alta a três mil pacientes

Rede criada pela gestão municipal para enfrentamento à pandemia já realizou mais de 16 mil atendimentos

Geraldo Julio durante pronunciamentoGeraldo Julio durante pronunciamento - Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife

Os hospitais de campanha da Prefeitura do Recife atingiram, nesta segunda-feira (31), a marca de três mil altas de pacientes que se internaram nos leitos municipais criados para enfrentamento à pandemia de Covid-19. Durante anúncio, o prefeito Geraldo Julio voltou a agradecer aos profissionais que ajudaram a construir os sete hospitais e aos que trabalham nas unidades que já realizaram, ao todo,  mais de 16 mil atendimentos.

“Nós chegamos a três mil altas nos hospitais de campanha da Prefeitura. Esses hospitais foram construídos para atender a emergência da pandemia e puderam oferecer tratamento a esses três mil pacientes que pegaram a Covid, precisaram se internar, foram tratados e já conseguiram voltar para casa, curados dessa doença.  Eu quero agradecer a todos que transformaram esses hospitais em realidade e especialmente a todos os profissionais que trabalham e fazem funcionar essas unidades”, disse o prefeito Geraldo Julio.

Mesmo com mais de 100 dias de queda nos indicadores da pandemia no Recife, o gestor destacou a importância de manter os cuidados com a prevenção de novas infecções, já que ainda há novos casos e óbitos diariamente. “Para ajudar esses profissionais de saúde da linha de frente, é muito importante que todos continuem a fazer a prevenção. O Plano de Convivência com a Covid-19 continua avançando. Esta semana tem uma abertura importante, que é a retomada do comércio nas praias, com regras e protocolos muito rígidos. É importante que todos observem essas regras e cumpram, para evitar que a doença volte a crescer em nossa cidade”, alertou Geraldo.

A gestão municipal ergueu sete hospitais de campanha e ainda abriu leitos de Covid-19 em outras duas unidades de saúde. Atualmente, a rede municipal tem 436 leitos em funcionamento, sendo 229 de UTI e 207 de enfermaria. Essa estrutura já propiciou mais de 16 mil atendimentos e mais de 5.900 internações. Tamanho esforço da rede municipal ainda permitiu que a rede hospitalar do Recife ajudasse outras cidades pernambucanas. Prova disso é que cerca de 60% dos pacientes internados com Covid nas UTIs municipais são de fora do Recife.

Com a redução da ocupação dos leitos para pacientes com Covid-19, foi possível desativar o maior hospital de campanha construído pela Prefeitura do Recife, o Hospital Provisório Recife (HPR) 2, nos Coelhos, Com o fechamento do HPR2, a PCR desativou um total de 590 leitos - 115 deles de UTIs. No início de julho, já haviam sido desativados leitos nos hospitais construídos nas áreas externas do Hospital da Mulher do Recife (HMR - Curado) e das Policlínicas Barros Lima (Casa Amarela), Amaury Coutinho (Campina do Barreto) e Arnaldo Marques (Ibura).

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter