Logo Folha de Pernambuco

ciberataque

Hospitais europeus podem ter sofrido ciberataque de grupo pró-russo

Na semana passada, os sites de aeroportos alemães, órgãos governamentais e departamentos financeiros foram alvo de um ataque atribuído ao grupo pró-russo Killnet

Hospitais europeus podem ter sofrido ciberataque de grupo pró-russoHospitais europeus podem ter sofrido ciberataque de grupo pró-russo - Foto: Pixabay

As autoridades holandesas informaram, nesta quarta-feira (1º), que os sites de vários hospitais da Holanda e de outros países europeus podem ter sido alvo de um ataque cibernético de um grupo pró-Kremlin por apoiar a Ucrânia.

"Hospitais europeus, alguns na Holanda, podem ter sido atingidos por hackers do grupo pró-russo Killnet", informou o Centro Nacional de Segurança Cibernética da Holanda (NCSC).

"Este grupo anunciou ataques DDoS (que tornam um serviço indisponível) contra, entre outros, hospitais que ajudam a Ucrânia em sua guerra contra a Rússia", disse a autoridade em um comunicado.

Entre os estabelecimentos afetados está o hospital UMCG de Groningen, no norte do país, cujo site deixou de funcionar devido a um ataque informático no sábado.

Nos ataques DDOS (conhecidos como Distributed Denial of Service), um sistema recebe um número tão grande de solicitações de acessos simultâneos que acaba sendo inutilizado devido à sobrecarga.

Embora os relatórios sugiram que o Killnet ameaçou atacar 31 hospitais holandeses, até agora parece que apenas o UMCG foi afetado.

“Atualmente, os ataques DDoS são combatidos com sucesso e seu impacto é limitado”, disse o NCSC.

Os ataques também podem ter como alvo estabelecimentos em Reino Unido, Alemanha, Polônia, Escandinávia e Estados Unidos.

Na semana passada, os sites de aeroportos alemães, órgãos governamentais e departamentos financeiros foram alvo de um ataque atribuído à Killnet.

O mesmo grupo também foi vinculado a um ataque DDoS contra o site do Parlamento Europeu em novembro, logo após os eurodeputados aprovarem uma resolução instando a Rússia a deixar de ser um "Estado patrocinador do terrorismo".

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter