Hospital da Mulher, no Recife, inaugura setor de histeroscopia; serviço é inédito na rede municipal
Serviço atenderá através de agendamento por meio da Central de Regulação do Recife
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8), a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) inaugurou o Serviço de Histeroscopia Ginecológica Diagnóstica e Cirúrgica. O serviço chega, de forma inédita, ao Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, Zona Oeste da capital.
O exame ginecológico consiste na imagem para ver o interior do útero e do canal endocervical, com o auxílio de uma minicâmera. O procedimento, pioneiro no Recife, permite a avaliação de sangramento uterino anormal, pesquisa de infertilidade, corpo estranho e lesões suspeitas de malignidade.
"Ao mesmo que o exame pode fazer o diagnóstico de alguma condição, também pode ser utilizado no tratamento das enfermidades. A gente tem uma fila grande no Estado e no município e queremos atuar justamente nesse tratamento precoce das mulheres. Com o auxílio da histeroscopia, a mulher, muitas vezes, é livrada de uma cirurgia", afirmou a diretora-geral do HMR, Isabela Coutinho.
O novo serviço é fruto de um investimento de R$ 1,7 milhão, informou a Sesau, e atenderá através de agendamento por meio da Central de Regulação da capital.
Leia também
• Raquel Lyra lança, em Olinda, programa para reformar imóveis da população de baixa renda
• Raquel Lyra nomeia interina como secretária de Justiça
• Hospital da Mulher do Recife receberá serviço de histeroscopia, inédito na rede municipal da capital
O serviço conta com três salas: uma para realização do exame, outra para espera e a última, para recuperação pós-anestésica. Ao todo, o HMR deve receber cerca de 320 consultas e 170 procedimentos por mês.
Para atender a alta demanda, novas medidas também são tomadas para comportar o atendimento. "Nós fazemos uma entrevista quando a paciente chega para entender se ela é mesmo apta ao exame, se a indicação feita corresponde. Nós também fazemos isso para pegar outros exames que, por ventura, a mulher tenha que fazer", explicou a diretora.
"Presente para a mulher"
Para a diretora do HMR, o novo serviço, inaugurado justamente nessa data comemorativa, representa um momento de grande importância para a mulher. "Eu entendo a chegada desse exame como um presente para a mulher, no sentido de que ela precisa desse cuidado, que ela se priorize, e que ela veja que, com esse serviço, ela vai ter uma maior linha de cuidado nas condições relacionadas ao trato genital feminino", afirmou.