Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Hospital da Restauração, no Recife, realiza primeira neurocirurgia robótica do Norte-Nordeste

De acordo com o cirurgião responsável, o procedimento permite análise e diagnóstico precisos

Hospital da RestauraçãoHospital da Restauração - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O Hospital da Restauração (HR), no Recife, realizou, nesta segunda-feira (27), a primeira neurocirurgia com auxílio de robô do eixo Norte-Nordeste. O procedimento acontece por meio do Sistema Único de Sáude (SUS) e consiste em uma biópsia estereotáxica de um tumor cerebral, em uma paciente de 20 anos, internada no setor de Neurocirurgia do HR.

“Fizemos a biópsia de uma lesão cerebral profunda, difícil. O robô foi muito importante para retirar pequenos fragmentos do tumor que estava localizado no cérebro da paciente. A partir da análise do material colhido, ela vai poder receber o tratamento adequado”, explicou o cirurgião responsável pelo procedimento, Paulo Tadeu.

Ainda de acordo com o médico, a função do robô na cirurgia foi atuar como um braço auxiliar na inserção de uma agulha para a retirada do material do local mais adequado e com mais eficácia.

O procedimento aconteceu também por meio de uma parceria com a empresa Brainlab, que desenvolveu o equipamento, e com a Representa Materiais Cirúrgicos, que trouxe o neuronavegador (um GPS que orienta o neurocirurgião no posicionamento do instrumento) e o 'braço' robótico para o HR. O valor do equipamento completo pode chegar perto de 1,5 milhão de dólares (cerca de R$ 7.3 milhões em valores atuais).

Após o procedimento, a paciente foi encaminhada para a Unidade de Suporte Avançado em Neurocirurgia (Usan). Localizado na região central da capital pernambucana, o HR realiza, por mês, cerca de 850 cirurgias de pacientes de todo o estado e municípios de estados vizinhos.

Neurocirurgia robótica no Hospital da Restauração. - Foto: Imprensa/HR

Auxílio robótico em cirurgias no Brasil
Um procedimento neurocirúrgico envolvendo auxílio de um robô aconteceu pela primeira vez no Brasil e na América Latina em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em outubro do ano passado. A cirurgia, realizada no Hospital Moinhos de Vento, se tratava de uma biópsia de uma lesão cerebral de um paciente de 58 anos. A operação, que foi um sucesso, contou com a atuação de um braço robótico, além de um equipamento de neuronavegação. 

Em agosto do mesmo ano, o Hospital Moinhos de Vento também foi responsável pela primeira cirurgia com auxílio robótico na América Latina. Era uma operação de coluna lombar, também com a utilização de um navegador cirúrgico e braço robótico. O paciente, um homem de 65 anos, sofria dores que se estendiam da região da coluna para os membros inferiores.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter