Logo Folha de Pernambuco

CIRURGIA

Hospital das Clínicas participa de mutirão de reconstrução mamária em outubro

Ação é promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em celebração ao Outubro Rosa

Outubro RosaOutubro Rosa - Foto: Alejandro_Munoz/shutterstock

Em celebração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizará dez operações de reconstrução mamária entre os dias 16 e 21 de outubro.

A iniciativa integra um mutirão promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Seção Pernambuco (SBCP-PE), que pretende operar 80 mulheres em hospitais de referência do Recife. 

Durante este mês, as pacientes estão sendo encaminhadas para triagem nos hospitais que realizarão o mutirão. No Hospital das Clínicas, 20 delas foram avaliadas nesta semana. 

A ação é direcionada às pacientes que estão na lista de espera pela cirurgia na rede estadual e mulheres mastectomizadas com o tratamento oncológico já concluído e que foram selecionadas pela Secretaria Estadual de Saúde por meio das Unidades Básicas de Saúde, inclusive em municípios do interior.

“O objetivo do mutirão é dar mais qualidade de vida e garantir o direito da realização da reconstrução mamária que é assegurado por lei, reduzir a lista de espera e dar visibilidade e alertar às pacientes que essa cirurgia também faz parte do tratamento oncológico”, destacou o coordenador da Área Assistencial de Cirurgia Plástica do HC, Rafael Anlicoara.

Criada na década de 1990, a campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, esse é o tipo de câncer mais letal entre as mulheres. Os principais sinais e sintomas suspeitos são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Veja também

Dez membros da mesma família morrem em acidente aéreo em Gramado
Trágédia

Dez membros da mesma família morrem em acidente aéreo em Gramado

Paulista: dívida de R$ 25 milhões com empresa pode deixar cidade sem coleta de lixo no fim de ano
GRANDE RECIFE

Paulista: dívida de R$ 25 milhões com empresa pode deixar cidade sem coleta de lixo no fim de ano

Newsletter