Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

Hospital de Referência à Covid-19 em Pernambuco completa um ano de funcionamento

Nesse período, foram 5,7 mil pacientes atendidos, com quatro mil altas hospitalares

Hospital de Referência à Covid-19 Unidade Boa ViagemHospital de Referência à Covid-19 Unidade Boa Viagem - Foto: Aluísio Moreira/SEI

Requisitado administrativamente pelo Governo de Pernambuco para o enfrentamento da Covid-19, o Hospital de Referência – Unidade Boa Viagem (antigo Alfa) completa um ano de funcionamento nesta quinta-feira (15). 

A unidade, que inicialmente tinha a previsão de contar com 100 leitos de UTI e 130 de enfermaria, dispõe atualmente de 140 vagas de terapia intensiva e 160 enfermarias. No último ano, foram realizados 5,7 mil atendimentos na unidade, que registrou quatro mil altas hospitalares. 

"Quando decidimos, ainda em março do ano passado, que seria necessário ter uma grande unidade hospitalar na capital para os pacientes com coronavírus, foi iniciada uma operação que, em menos de 60 dias, colocou em atividade o antigo Alfa”, disse o governador Paulo Câmara em pronunciamento. 

Entre os pacientes recuperados na unidade está o auxiliar administrativo Edmilson Leandro, de 32 anos. Morador de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, ele foi internado no dia 9 de abril deste ano, recebendo alta cinco dias depois, nesta quarta (14). 

“A equipe do hospital é muito boa. São pessoas muito atenciosas e dedicadas ao que fazem. Agora, depois de cinco dias de luta, a felicidade de poder ir pra casa é tremenda”, comemorou. 

Pessoas de 116 municípios pernambucanos foram admitidas de abril de 2020 até hoje na unidade, que recebeu também 13 pacientes transferidos do Amazonas, após o colapso no sistema de saúde do estado. 

“Os números alcançados neste um ano de funcionamento ininterrupto mostram os esforços dos nossos profissionais da saúde em salvar vidas na batalha contra esse vírus. Nesse período, além de se consolidar como o maior hospital para casos exclusivos da Covid-19 no nosso Estado, a unidade também funciona como incubadora de conhecimento científico em saúde, com experiências compartilhadas com especialistas de todo o País”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.  

O Hospital de Referência à Covid-19 Unidade Boa Viagem é administrado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e conta com mais de 1.300 funcionários, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e vários outros profissionais de uma grande equipe multidisciplinar. 

“Quando entramos pela primeira vez naquele prédio fechado há tanto tempo, não imaginávamos o que estava por vir, tanto do ponto de vista da doença – ainda nova –, quanto da duração da pandemia. No decorrer dos meses, fomos aumentando o número de leitos, ampliando nossa capacidade de atender os pacientes e formando uma equipe que se mostrou, durante todo o processo, dedicada, resiliente e integralmente empenhada em salvar vidas”, ressaltou o diretor geral do hospital, Iran Costa.

O antigo Alfa foi preparado para que os pacientes possam fazer exames de imagem sem deixar as dependências do hospital, contando com equipamentos de tomografia computadorizada, raio-X, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, colonoscopia e broncoscopia.

Até o momento, já foram realizados 18 mil exames de imagem, cerca de cinco mil sessões de hemodiálise e quase 400 mil exames laboratoriais. 

Veja também

Newsletter