Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Hospital do Câncer de Pernambuco inaugura instalação no Recife

Com a finalização da obra, a capacidade de atendimento do hospital aumentará em 30%

Inauguração do Edifício do Hospital do CâncerInauguração do Edifício do Hospital do Câncer - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Após ser restaurado por conta de um incêndio que atingiu parte das instalações elétricas, em 2014, o Edifício Governador Eduardo Campos, prédio anexo ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), foi inaugurado nesta quinta (1º). O local já tinha aberto o pavimento térreo, onde funciona o Centro de Quimioterapia, desde 2019, mas, com a liberação geral, a capacidade de atendimento do hospital aumentará em 30%.

O evento de inauguração contou com as presenças do Governador do Estado, Paulo Câmara, do prefeito do Recife, João Campos, e do secretário estadual de saúde, André Longo. “O hospital do Câncer é um patrimônio do povo de Pernambuco. Fruto de muitas mãos. Uma delas, do Governo do Estado, que ajudou na requalificação. Foram investidos mais de R$ 70 milhões e um dos prédios concluídos foi esse. Isso dialoga muito com o momento que estamos vivendo, pós-pandemia. Sabemos que há uma demanda reprimida em várias áreas da saúde. Uma delas é o tratamento do câncer. A plenitude de funcionamento do hospital fará com que ele amplie a capacidade de atendimento das pessoas. O HCP é responsável por 50% das cirurgias oncológicas do estado e o prédio dará condições de ampliar os trabalhos em 30%”, afirmou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

O nome do edifício é uma homenagem ao ex-governador de Pernambuco. O prédio, com 8.890m², é composto por cinco pavimentos: no térreo, permanece o Centro de Quimioterapia, a oncologia clínica, a sala de transfusão ambulatorial e a central de esterilização. No primeiro andar, funcionará o Centro de Transplante de Medula Óssea – CTMO, com 10 leitos. No segundo andar, a enfermaria de onco-hematologia, com 33 leitos, 13 a mais do que tinha anteriormente. No terceiro andar, 20 leitos de UTI, sendo 14 leitos clínicos e seis cirúrgicos. No quarto e último andar, um novo centro cirúrgico com 11 salas, quatro a mais do que tinha anteriormente, e mais 12 leitos de recuperação e 05 de indução anestésica. 

“É uma alegria grande entregar esse prédio. Vivenciamos aqui momentos de dificuldade, com o acidente que ocorreu em 2014, impedindo a manutenção de seu funcionamento. O equipamento trará melhorias e mais condições de trabalho para o hospital. O espaço é filantrópico, atende 100% do Sistema Único de Saúde (SUS). Os custos são altos e, para manter a estrutura, precisamos muito da ajuda da sociedade, com doações de parceiros, mantendo o hospital funcionando da melhor forma possível”, declarou Hélio Fônseca, superintendente geral da instituição.

Os novos espaços vão atender à crescente demanda por tratamento especializado em oncologia no estado. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados cerca de 625 mil novos casos de câncer neste ano no Brasil, sendo mais de 136 mil no Nordeste e 22.530 novos casos em Pernambuco. Mensalmente são realizadas na instituição 18.714 consultas, 4.918 quimioterapias, 597 procedimentos cirúrgicos e 221 radioterapias.

“Em novembro deste ano, completamos 77 anos de serviços prestados à população. Mais de 50% de todos os pacientes oncológicos do SUS em Pernambuco são atendidos no Hospital de Câncer de Pernambuco”, reforçou o presidente do Conselho de Administração da SPCC, Ricardo de Almeida.

Veja também

Newsletter